Denarium foi eleito governador pelo PSL em 2018 - Foto: Arquivo/Roraima 1

O governador eleito Antonio Denarium (PSL) será o interventor federal em Roraima conforme anúncio feito na noite desta sexta-feira (7). Hoje, o presidente Michel Temer anunciou intervenção federal no estado diante à crise econômica.

Denarium explicou que recebeu o convite do presidente Temer, por telefone, e aceitou o desafio. Em entrevista concedida à imprensa, o governador eleito garantiu que a prioridade da intervenção federal será pagar os salários dos servidores públicos atrasados desde o mês de outubro.

“A prioridade inicial é o pagamento de todos os servidores públicos que estão com os salários atrasados”, disse Denarium, em entrevista concedida à imprensa.

O governador eleito explicou que na próxima terça-feira (11) viajará a Brasília para apresentar um plano de recuperação fiscal do estado, solicitado pelo governo federal.

“Nós já temos esse levantamento parcial e vamos apresentar todo o déficit do estado de Roraima. Com isso, o governo federal vai nos antecipar valores para que sejam quitadas as dívidas correntes e o funcionalismo público que se encontram com os salários atrasados”, anunciou, acrescentando que os servidores já devem receber nos próximos dias.

A governadora Suely Campos (PP) será afastada do cargo após nomeação do interventor, previsto para o sábado (8).

Intervenção federal

O presidente Michel Temer determinou a intervenção federal no estado de Roraima, em virtude da crise na segurança pública e penitenciária no estado até 31 de dezembro. A decisão do presidente foi anunciada nesta noite, em reunião com ministros no Palácio da Alvorada.

Temer conversou com a governadora de Roraima, Suely Campos, e explicou que a intervenção federal foi a única saída para o problema. “Eu há pouco falei com a senhora governadora e disse que a única hipótese para solucionar essa questão, especialmente aquela de natureza salarial, seria decretar a intervenção até a posse do novo governador. Ela acha que de fato a situação está se complicando e que a melhor solução seria essa. Com isso queremos pacificar as questões de Roraima”, disse o presidente em breve pronunciamento.

Protestos em Roraima

Servidores públicos da administração direta e indireta estão com os salários atrasados desde o mês de outubro. Policiais civis deflagravam greve por 72 horas, mulheres de policiais militares fecharam batalhões, servidores acampam na Praça do Centro Cívico em Boa Vista e agentes penitenciários queimaram pneus em frente à Cadeia Pública, Secretaria de Segurança e Tribunal de Justiça.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here