O sistema elétrico de Roraima segue mantido em 100% por usinas termelétricas locais, segundo informou a Roraima Energia neste domingo (10). A medida foi tomada após um apagão na Venezuela que já dura três dias.

O estado, que depende da energia do país vizinho há 17 anos, é o único da federação que não faz parte do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Segundo a empresa responsável pela distribuição no estado, ainda não se tem a informação oficial do que realmente ocorreu na Venezuela. “Estamos desde a noite de sexta-feira [8] atendendo o estado 100% por termelétricas”, informou.

A empresa explica que as termelétricas têm capacidade para atender todo o estado, continuamente, com uma autonomia de oito dias de combustível.

“O reabastecimento é diário, ou seja, todos os dias é reposto o combustível utilizado no dia anterior. Não há risco de faltar combustível. A autonomia de oito dias nos dá a garantia de mantermos o funcionamento pleno caso haja algum problema de tráfego na estrada Manaus – Boa Vista, impedindo o transporte de combustível”, explicou a Roraima Energia.

Em nota ao Roraima 1, o governo de Roraima diz que a distribuição e fornecimento de energia elétrica não são competências do governo estadual, mas que Denarium (PSL) tem “buscado diálogo junto ao Governo Federal, a fim de efetivar a integração de Roraima ao Sistema Interligado Nacional”.

O texto destaca que o Conselho de Segurança Nacional reconheceu o Linhão de Tucuruí como uma obra de interesse nacional e, que dessa forma, o presidente da República anunciou o início das obras para o segundo semestre deste ano e conclusão em 2022.

15 pessoas já morreram devido ao apagão na Venezuela
Devido ao apagão no país vizinho a Roraima, 15 doentes renais morreram nos últimos dias no país, em decorrência da falta de diálise. A informação é da organização não-governamental (ONG) Codevida, que atua na Venezuela.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here