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As preocupações e ações voltadas para a busca constante de novos clientes são muitas por parte das empresas e hoje muito se fala da necessidade de fidelizar esse público aumentando o fluxo de vendas e, por consequência, aumentar seus resultados.

Será tema de nossa abordagem algumas técnicas e comportamentos que podem ajudar a sua empresa a conquistar e fidelizar seu público.

Mas, hoje, nossa pauta é falar da maior e melhor ferramenta que sua empresa possui para levá-la a alcançar resultados: seus colaboradores.

Não adianta investir em ações de fidelização do seu cliente externo se o seu cliente interno que é o seu funcionário está na sua empresa apenas pela necessidade do emprego. É fundamental investir no engajamento da sua equipe proporcionando um clima organizacional positivo e que estimula o crescimento interno da sua força de trabalho para assim gerar colaboradores satisfeitos, encantados com seu local de trabalho, comprometidos com sua missão e valores e, claro, dispostos a bater metas e levar a empresa a crescer.

Uma forma de investir na sua equipe é aplicar o endomarketing que vem a ser uma estratégia de marketing institucional que permite a realização de ações que irão incentivar, motivar, reconhecer, valorizar os seus colaboradores trazendo para sua empresa os benefícios mencionados mais acima.

Seguem 05 dicas de estratégias de endomarketing para serem desenvolvidas na sua empresa:

1. Comunicação Interna comunique -se com sua equipe, aceite e ofereça feedbacks, dê voz ao colaborador de maneira que ele possa sugerir melhorias.

2. Invista em capacitação de equipes: o mercado está em constante transformação. Acompanhar as tendências é passo básico para melhor atender seu cliente externo. Ofereça à sua equipe palestras, cursos, treinamentos e desenvolvimento de liderança.

3. Invista em benefícios: vale transporte, plano de saúde, bonificações, premiações, viagens, plano de carreira. Tudo baseado na meritocracia e na contrapartida oferecida por cada colaborador.

4. Reconheça e Motive: pequenas atitudes como eleger o funcionário do mês ou agradecer em público por um trabalho bem feito já torna o dia do seu colaborador diferente.

5. Crie rituais de comemoração: vá além do aniversariante do mês, a Cacau Show, por exemplo, tem o ritual da última caixa de Páscoa onde todos participam de um momento especial da entrega simbolizando a conclusão de um trabalho. Todos brindam e aplaudem o esforço de toda a equipe.

Experiências positivas proporcionadas ao seu cliente interno impactado positivamente seu cliente externo porque, afinal, encantamento e fidelização começam de dentro para fora.

Ana Beltrão

Consultora de Carreira e de Empresas

Coach de Negócios e Executivos

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