Foto: Roraima 1

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Roraima (Hemocentro) está com o estoque de sangue baixo e com a proximidade do mês de dezembro a preocupação aumenta.

A assistente social do setor de captação, Edna Félix, afirmou que a situação está crítica porque está precisando de sangue de todas as tipagens, principalmente O negativo que, segundo ela, não pode faltar em hipótese alguma. A unidade faz um apelo à população e convoca doadores cadastrados para que doem sangue.

Edna disse que o Hemocentro tem cadastrado aproximadamente 30 mil doadores e que, desse total, apenas 10 mil comparecem por ano para doar sangue. “Para não termos problemas com falta de sangue no estoque é preciso termos 1.200 bolsas por mês, mas o estoque está muito abaixo das necessidades”, comentou, ressaltando que em dezembro e janeiro é essencial que esteja abastecido.

Com relação a esses dois meses, a assistente social comentou que nesse período muitos viajam, mas as demandas nas unidades de saúde continuam as mesmas e, às vezes, até aumentam em razão de vários acidentes. Edna ressaltou a importância da fidelização dos doadores. “É bom a população ter conhecimento da importância da doação. Não é só vir nesses meses que estamos precisando, mas continuamente”, destacou.

Edna disse ainda que é importante deixar os estoques de sangue renovados, já que nos feriados também há um aumento de atendimentos de emergência que necessitam de transfusões, em razão de acidentes.

Doação –No caso do homem é necessário aguardar de dois a três meses de intervalo para doar e as mulheres a cada três ou quatro meses. Vale destacar que uma bolsa com 450 ml de sangue pode ser fracionada em componentes sanguíneos: concentrado de plaquetas, concentrado de hemácias, crio precipitado e plasma.

Como doar – Para ser um doador é preciso ter entre 16 e 68 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Menores de 18 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsável legal. Estar bem alimentado e portar documento oficial de identidade com foto são requisitos imprescindíveis para quem deseja doar. O voluntário, um dia antes de fazer a doação, deve evitar bebida alcoólica, fumar, comida gordurosa, e deve ter uma boa noite de sono.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here