Os cães teriam sido envenenados propositalmente, segundo a denúncia. Foto: Apama

Protetores de animais denunciam que cães de rua teriam sido mortos por envenenamento no entorno de uma faculdade particular, no bairro Caçari, em Boa Vista. O caso teria ocorrido esta semana, mas só hoje ganhou repercussão nas redes sociais.

A advogada, Débora Almeida, que já realiza um trabalho independente de proteção animal, foi quem denunciou o caso às autoridades. “Há filhotes na rua, próximo da faculdade, e eu, habitualmente passo lá para resgatá-los ou alimentá-los. Hoje eu senti falta de alguns deles, inclusive da mãe desses filhotes, e procurei saber do paradeiro com os funcionários da faculdade”, disse.

Os funcionários disseram a Débora o que tinha acontecido: os animais estavam sendo envenenados sem nenhuma razão, por pessoas que transitam ali. Imediatamente, a advogada procurou os meios legais e tentou formalizar a denúncia na delegacia especializada em crimes ambientais. Não conseguiu por causa do feriado. Ela solicitou as imagens das câmeras de segurança da faculdade para entregar à polícia, e pretende levar o caso adiante.

Em entrevista ao Roraima 1, Kátia Bezerra, responsável pelo grupo S.O.S Animal, disse que o crime não pode ficar impune. “Estamos sem palavras. Sem entender tanta maldade, tanta covardia. Vários protetores cuidavam daqueles animais. Eles não faziam mal a ninguém. Duas cadelas tinham acabado de ter filhotes, e nós não sabemos o que houve com eles. Nada justifica tamanha crueldade. Nós, protetores, esperamos que esse crime seja investigado e não caia no esquecimento”, desabafou.

CRIME

A Lei 9.605/98, conhecida como “Lei dos Crimes Ambientais”, explicita em seu Art.32 que é crime “Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou multilar animais silvestres ou domésticos”. A pena para o descumprimento é, na análise dos ambientalistas, branda, já que pode ser revertida, em caso de condenação, em prestação de serviços comunitários.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here