Advogados Edinaldo Vidal e Clarissa Vencato, candidatos a presidente e vice da OABRR. Foto: Acervo pessoal

Na próxima sexta-feira (23), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima elege a nova diretoria. Pela primeira vez, a eleição da OAB terá uma única chapa concorrendo. A chapa União, Força e Prerrogativas tem o atual vice-presidente da Ordem, Ednaldo Vidal, como candidato à presidência, e a advogada Clarissa Vencato candidata a vice.

Entre os advogados inscritos na OAB/RR, 1.263 estão aptos a votar. A votação será na sede da Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima (CAARR), das 9h às 17h. A nova diretoria será eleita para o triênio 2019/2021. Na ocasião, também será escolhida a nova diretoria da CAARR.

Ednaldo Vidal disse que a chapa única é resultado da união de todos os ramos da advocacia em Roraima. O candidato destacou as principais propostas para a próxima gestão. “A inclusão da mulher advogada no sistema OAB; melhor recepção e instrumentalização, com palestras e reciclagem do jovem advogado; e a nossa principal bandeira que é a defesa intransigente das prerrogativas” pontuou.

O advogado apontou a crise no sistema penitenciário como um dos maiores problemas enfrentados pelo Estado. Ressaltou que a solução passa pela construção de novos presídios e que vai aumentar o diálogo com os poderes públicos para traçar caminhos para solucionar os entraves.

“Nós já estamos contribuindo e vamos avançar ainda mais. A OAB tem a comissão de acompanhamento do sistema penitenciário dialogando com a Sejuc [Secretaria de Justiça e Cidadania], com o Governo do Estado, com o Ministério Público e com o Poder Judiciário. Essa união de forças é o que poderá amenizar a crise do sistema penitenciário. Mas para tanto, é preciso construir mais unidades prisionais no estado, para que seja possível separar, com base na lei de execuções penais, presos de alta periculosidade de presos com delitos menos graves”, frisou.

Participação de mulheres – As diretorias da OAB/RR e da Caixa de Assistência serão compostas por 60% de mulheres, percentual acima do estabelecido pelo artigo 131 do Regulamento Geral, que prevê o mínimo de 30% para cada gênero. Para a candidata a vice, Clarissa Vencato, a atual composição da chapa procurou agregar todos os segmentos da advocacia, em especial, a advocacia feminina, que segundo ela representa quase 50% das inscrições locais ativas.

“Vivemos um momento histórico, pois, a participação feminina na OAB/RR era ínfima e pouco representativa. Por exemplo, há 18 anos não tínhamos uma vice-presidente, e a que tivemos foi a única. Além disso, desde a criação da OAB, em 1930, tivemos 581 presidentes de seccionais e apenas nove mulheres presidentes, distorção histórica essa que já passou da hora de ser corrigida”, enfatizou.

A candidata também destacou como será o trabalho da próxima gestão voltado às mulheres advogadas e às cidadãs em geral. “A advocacia feminina vem sofrendo inúmeros ataques, tais como as revistas vexatórias e humilhantes a profissionais nos estabelecimentos prisionais, prática essa que há muito vem sendo e continuará sendo combatida pela gestão. Além disso, a OAB, enquanto porta-voz da sociedade continuará engajada em campanhas de combate ao assédio e à violência contra a mulher, principalmente pelo fato de vivermos no estado do Brasil que mais mata e agride mulheres e meninas”, completou.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here