Atualmente, o instituto possui 15 núcleos espalhados por todo Brasil. Foto: divulgação

O curso de Enfermagem do Centro Universitário Estácio da Amazônia, em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), promove nesta quarta-feira, 21, a partir das 08h30, atividades lúdicas de ensino e assistência com crianças internadas no Hospital Santo Antônio. A atividade faz parte do projeto Anjos da Enfermagem em Roraima, em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado neste 20 de novembro.

O projeto tem desenvolvido semanalmente, todas às terças-feiras, a execução de atividades de ensino, pesquisa e assistência para as crianças internadas no Hospital Santo Antônio. As ações são realizadas por oito estudantes do 4o e 5o semestres.

Essa é a primeira vez que a Estácio atua como parceira do projeto que anteriormente era desenvolvido por outras instituições de ensino superior de Roraima. Foto: divulgação

Conforme a professora responsável pela monitoria do projeto, Andreia Nicoletti, a intenção das visitas e ações é trabalhar o lúdico a fim de colaborar na recuperação das crianças, sempre com ações educativas em saúde. “Através disso colaboramos também na formação acadêmica dos discentes que participam das visitas, principalmente no quesito da humanização do atendimento e da prevenção em saúde”, relatou.

De acordo com a professora, outras atividades já estão agendadas para serem realizadas durante o mês de novembro e dezembro. Outras duas ações ainda estão sendo organizadas para ser executadas com crianças fora do Hospital. “Teremos mais duas ações, uma referente a Higiene da Criança e outra com doações para o Natal. Mas não confirmarmos os locais das ações ainda”, explicou.

Em maio, o Instituto Anjos da Enfermagem através do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) realizou o processo seletivo para a seleção de voluntários para representar o projeto em Roraima. Cerca de 41 alunos do curso de Enfermagem da Estácio participaram da seleção com aprovação de 16, para vagas de titulares e suplentes.

As etapas das seleções são entrevistas, dinâmicas em grupos, oficinas de pintura facial, arte com balões e fantoches, entre outras atividades. Para participar, é necessário estar cursando entre o segundo e o sétimo período do curso de Enfermagem, em uma das Universidades/ Faculdades parceiras do projeto em seu estado.

A coordenadora do curso de Enfermagem da Estácio, Cleiry Silva, explicou que a participação dos alunos foi bem positiva e que este projeto auxilia o curso no desenvolvimento dos pilares de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pela Estácio. “No projeto os alunos terão a oportunidade de levar uma enfermagem humanizada, saúde e carinho às crianças e seus responsáveis internados nos hospitais do Estado”, contou.

Os voluntários que irão desempenhar o papel de anjo durante o ano de 2018 recebem, logo após o processo seletivo, o “Kit Anjo”, elaborado por artesãos e composto por jaleco com a logo do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), chapéu personalizado, fitilhos, tinta e nariz de palhaço.

Essa é a primeira vez que a Estácio atua como parceira do projeto que anteriormente era desenvolvido por outras instituições de ensino superior de Roraima. Os professores que alunos trabalharão na execução de ensino, pesquisa e assistência para as crianças internadas no Hospital Santo Antônio.

O Instituto Anjos da Enfermagem é uma organização social sem fins lucrativos, fundada em 2004, que se dedica à promoção e humanização da saúde, através de sua missão. Atualmente, o instituto possui 15 núcleos espalhados por todo Brasil.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here