Perigo pode ser maior ainda se estiver chovendo e havendo tempestades (Foto: Antônio Cruz/ABr)

A instalação de antenas é uma das principais causas em que ocorrem acidentes elétricos. Conforme dados divulgados pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em média, no Brasil, uma pessoa morre a cada dois dias devido a choques.

Grande parte dos incidentes poderia ser evitada se as ‘gambiarras’ fossem erradicadas. O engenheiro e coordenador de manutenção da Companhia Energisa, Sidney Lopes, elencou alguns dos perigos a que as pessoas se sujeitam no dia a dia e indicou as consequências que instalar ou mexer em antenas por conta própria podem gerar.

Choques e descargas elétricas

São enormes os riscos que alguém está sujeito quando opera com eletricidade. O contato com o corpo e as partes energizadas de uma instalação elétrica de baixa tensão produz o chamado choque elétrico.

“Quem manipula fios elétricos corre sérios riscos de choques e descargas, como todo mundo sabe, mas nem todo mundo evita. O metal atrai ainda mais a eletricidade, então quando você manipula a antena, aumenta o risco de ser eletrocutado. O que pouca gente sabe é que só de passar próximo à redes elétricas pode haver descarga. É preciso ficar atento”, explicou Sidney.

Chuvas e tempestades

O perigo pode ser maior ainda se estiver chovendo e havendo tempestades, pois elas também podem causar rompimento de fios elétricos da rede de energia. Nesse caso, todos devem ficar longe da fiação e jamais mexer em antenas. “Não se pode instalar nem fazer manutenção em antenas quando há muito vento e/ou tempestades. O risco de acidentes aumenta nessas situações”, disse.

Risco de morte 

Se o choque for de alta tensão, têm-se o ‘arco elétrico’ que precede de contato, e em geral, leva à morte. A dica do engenheiro é sempre contratar um profissional para evitar que as ‘gambiarras’ prejudiquem o sistema elétrico do imóvel e cause acidentes.

“O ideal é que em qualquer situação se peça ajuda, mesmo que desconfie que seja algo simples. Um choque pode levar à morte ou casar queimaduras severas de terceiro grau”, orientou.

Dicas

No caso de problema nas antenas, chamar um técnico especializado para instalar ou consertar o equipamento é o mais aconselhável. “Escolha um local distante da rede elétrica, pois a simples aproximação das partes metálicas das antenas com os fios pode provocar um choque elétrico. Se a antena encostar nos fios da rede elétrica, jamais tente segurá-la ou retirá-la. Nesse caso, comunique imediatamente à Energisa. Portanto, mantenha uma distância de segurança para evitar acidentes”, aconselhou Sidney Lopes.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here