Imagens de Satélite - Climatempo

Muitas nuvens carregadas vêm crescendo sobre o Norte do Brasil e têm resultado em temporais e grandes acumulados de chuva. Nesta semana, vários municípios do Amazonas e do Acre, em particular, voltaram a ter chuva acima de 100 mm.

Foto: Lindinalva Andrade. Manaus/AM.

Semana de muita chuva

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 100,7 mm de chuva em São Gabriel da Cachoeira, no noroeste do Amazonas entre às 9 horas da quarta-feira (21) e às 9 horas desta quinta-feira (22). Foi o maior volume de chuva do país no período de 24 horas.

A mesma situação se repetiu esta semana em outros estados. Entre os dias 19 e 20 de novembro, choveu 115,2 mm em Eirunepé (AM),  100,8 mm em Porto Walter (AC) e 70, 4 mm em Cruzeiro do Sul (AC). O município de Marechal Thaumaturgo, no oeste do Acre, acumulou 123,6 mm em dois dias (entre 19 e 21 de novembro).

Na tarde desta quinta-feira (22), um temporal atingiu Formoso do Araguaia, no Tocantins. O INMET registrou 32,5 mm em apenas uma hora. Em Pium (TO), foram 17 mm em uma hora.

Mais temporais

O excesso de calor e umidade continuam deixando o tempo bastante abafado na Região Norte e as pancadas de chuva com raios vão continuar. A sexta-feira será com bastante nebulosidade sobre o Amazonas, Rondônia, o sul e o leste do Pará e o Tocantins. A chuva será frequente nessas áreas e há alerta para novos temporais.

Os períodos de sol serão maiores no Acre, em Roraima e no Amapá, mas também ocorrem pancadas de chuva com moderada à forte intensidade em geral durante a tarde e a noite.

Os próximos dias vão continuar com pancadas de chuva por quase toda a Região e há risco de chuva forte. Só Roraima, deve ter uma diminuição nas condições de chuva durante o fim de semana.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here