(AlbertoChagas/Thinkstock)

O crescimento dos salários no mundo nunca foi tão baixo desde a crise financeira de 2008 quanto no ano passado, e isto apesar da reativação econômica nos países desenvolvidos – anunciou a Organização Internacional do Trabalho (OIT) nesta segunda-feira, 26.

Em um informe sobre os salários no mundo, a OIT também constatou que as diferenças de salários entre os sexos persistem em um nível “inaceitável”: as mulheres seguem recebendo cerca de 20% a menos do que os homens.

A OIT aponta que o crescimento mundial dos salários reais (corrigidos pela inflação) se desacelerou no ano passado, caindo de 2,4%, em 2016, para 1,8%, em 2017, seu nível mais baixo desde 2008. “É desconcertante observar que, nas economias com altas rendas, o lento crescimento dos salários coexiste com o crescimento do PIB e com a queda do desemprego. Segundo as primeiras indicações, este fraco crescimento salarial deve perdurar em 2018”, afirmou o diretor-geral da OIT, Guy Ryder.

Na Europa (excluindo-se a parte leste, onde o crescimento dos salários reais disparou 5% no ano passado, contra 2,8%, em 2016), o crescimento salarial foi quase nulo em 2017.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here