Cena do documentário "Em Busca de Oportunidade". Foto: Reprodução

O documentário “Em Busca de Oportunidade” foi vencedor do 3º Festival de Filmes Militares, escolhido pelo voto do júri técnico. A produção do suboficial Alexander Vieira (Marinha do Brasil), com a co-autoria da segundo-tenente Josiany Fielder Vieira Stromberg, retrata a Operação Acolhida, que presta apoio humanitário a imigrantes venezuelanos em Roraima, onde os militares atuaram. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (29), em Brasília.

O filme conta a história de uma família que se separou na Venezuela, por conta da crise no país vizinho, se reencontrou e começou uma nova vida em Roraima. A família passou a morar em um dos abrigos da Operação Acolhida, onde recebeu apoio humanitário.

“A intenção era retratar a história de uma família venezuelana, que se assemelha a muitas outras. Mostrar essa situação atípica que o estado e o país estão vivendo com a imigração e passar uma mensagem de esperança de um recomeço de vida, de dias melhores”, disse o suboficial Alexander Vieira.

Em 2018, foram inscritos 25 filmes, oriundos dos oito Comandos Militares de Área do Exército Brasileiro. Uma primeira análise elencou 12 desses filmes para a etapa seguinte. Posteriormente, uma nova avaliação definiu os seis finalistas.

“É uma satisfação e um orgulho muito grandes participar da Operação Acolhida e ter tido a oportunidade de preparar esse documentário. Acredito que a gente tenha conseguido passar a mensagem, já que a produção está sendo muito bem aceita e, agora com essa alegria de ser o primeiro colocado no festival”, concluiu Vieira.

A cerimônia de premiação dos filmes vencedores ocorrerá no próximo dia 5 de dezembro, no Centro de Comunicação Social do Exército Brasileiro (CCOMSEx), em Brasília.

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here