Foto: Agência Aids

Os casos de pessoas com HIV aumentaram, em Roraima. Enquanto no ano passado foram confirmadas 245 pessoas com o vírus, agora em 2018, esse número subiu para 310. A maior incidência foi registrada entre homens e mulheres na faixa etária de 20 a 29 anos, com 126 casos, e na faixa etária de 30 a 39 anos foram confirmados 93 casos, este ano.

 

Os dados são do Núcleo de Controle DST/Aids da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). Conforme a técnica desse setor, Valdirene Oliveira, esse aumento se deve as ações de testagens que estão mais acessíveis e disponíveis à população, assim como melhorou a rapidez na notificação e acesso aos medicamentos.

 

“Disponibilizamos testes rápidos em todas as unidades de saúde de Boa Vista, nos hospitais, na Base Aérea, posto médico da guarnição, em empresas que nos convidam para realizarmos esses testes. Quando se aumenta a oferta do serviço, se tem uma resposta”, afirmou Valdirene.

 

A técnica o Núcleo de Controle DST/Aids disse ainda que a Sesau trabalha com a meta 90/90/90 do HIV, estabelecida pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), que consiste em ter, até 2020, 90% das pessoas com HIV devidamente diagnosticadas. “Deste grupo, 90% realizando o tratamento com antirretrovirais; e 90% com carga viral indetectável, o que indica o sucesso do método terapêutico aplicado”, comentou Valdirene.

 

Ela explicou que carga viral indetectável significa que o vírus está controlado, ficando invisível nos exames. “Isso é muito bom, porque a pessoa não está desenvolvendo o vírus no organismo, para provocar as doenças oportunistas. Assim, melhora a qualidade de vida, melhora a reposta imunológica, e tem ainda a questão de não transmitir a doença. Mas é melhor se prevenir sempre”, alertou.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here