Agentes penitenciários suspenderam as atividades por atraso no pagamento dos salários. Foto: Arquivo/Roraima 1

Os agentes penitenciários suspenderam os serviços nas unidades prisionais do estado por tempo indeterminado. A paralisação ocorre em protesto pelos salários atrasados e falta de condições de trabalho. Segundo informações da presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Roraima (Sindape-RR), Joana Darc, apenas a entrega de alimentação aos presos está acontecendo.

“Visita, cadastro de visitantes, saídas do Fórum, entrega de sacolão, projetos sociais que funcionam dentro das unidades estão suspensos. Hoje, até a prestação de socorro aos presos não está sendo feita porque não se tem combustível pra isso”, disse.

A categoria faz manifestação na frente da Cadeia Pública, na zona sul de Boa Vista. Atualmente, 277 agentes penitenciários prestam serviços na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, Cadeia Feminina, Cadeia Pública de Boa Vista e Cadeia de São Luiz, atendendo a 2.600 presos, segundo o sindicato.

Os agentes penitenciários estão cerca de dois meses com os salários atrasados. “Já chegou ao ponto que a gente não tem mais de onde tirar dinheiro. Antecipamos décimo terceiro, pedimos emprestados para parentes próximos. Nós não aguentamos mais”, contou um agente que não quis ter a identidade revelada.

Outro lado

Por meio de nota, o governo estadual se limitou a dizer que que o pagamento relativo ao mês de outubro dos salários de todos os servidores, inclusive os da administração indireta, depende de desbloqueios das contas do governo. Segundo a nota, a maior dificuldade em honrar esse compromisso é gerada por bloqueios judiciais e a PGE (Procuradoria Geral do Estado) tem feito reiteradas ações para solucionar o problema.

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) informou que durante a atuação da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP),  todo o controle da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo é realizado pelo Depen. A nota diz ainda que a portaria de 26 de novembro [que autorizou a intervenção federal no presídio] suspende temporariamente as rotinas de demandas externas na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, os atendimentos jurídicos e visitas.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here