Unidade fica localiza na rua Uraricoera, no bairro São Vicente. Foto: Ascom/Setrabes

O atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica, em Roraima, ganha um reforço importante com a inauguração da Casa da Mulher Brasileira, na segunda-feira, 03, às 16h. A unidade, funcionará na rua Uraricoera, s/n, bairro São Vicente, disponibilizará serviços de acolhimento e triagem, apoio psicossocial e promoção de autonomia econômica. Roraima é o único estado da região Norte a ter uma unidade da Casa. O prédio tem mais de 3 mil² de área construída.

A secretária de Trabalho e Bem-Estar Social, Emília Campos, explicou que a Casa da Mulher Brasileira se firma como uma estrutura disponível para atender mulheres de todo o Estado, vítimas das mais diversas situações decorrentes da violência doméstica. “Elas receberão auxílio desde a independência financeira até o alojamento temporário, para situações de mulheres que saem de casa levando apenas a própria roupa do corpo, e aquelas com filhos, as crianças terão uma brinquedoteca. A mulher terá uma escuta qualificada, vai ser atendida e receber orientação sobre o que fazer”, afirmou.

Quanto a independência financeira, Emília explicou que a Casa ofertará cursos de capacitação e de qualificação para as mulheres, como forma de que elas não dependam de seus ex-companheiros, e passem a ter uma renda própria. “Para isso teremos parceiros da área de educação para ofertar esses cursos”, disse, explicando que no alojamento elas ficarão até que a Justiça conceda medida protetiva.

Ela afirmou que a implantação da Casa é resultado de uma parceria entre os governos do Estado e Federal, e que instituições como Defensoria Pública; Ministério Público; Tribunal de Justiça; Setrabes, por meio da Coordenação Estadual de Políticas Públicas; Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher e a Polícia Militar, por meio da Ronda Maria da Penha.

Emília lembrou que obra da Casa da Mulher Brasileira foi concluída no ano passado, mas a demora para a inauguração foi em razão do atraso da mobília, o que aconteceu no mês de outubro deste ano.

Em 2017 – No mês de agosto, a Casa da Mulher Brasileira abrigou, por determinação da Vara da Infância e Juventude de Boa Vista, mais de 20 internos do Centro Socioeducativo Homero de Souza Cruz Filho. Essa medida foi adotada para garantir que o Governo do Estado realizasse adequações na estrutura física do CSE, danificada devido a um motim de internos.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here