Foto: Roraima 1

Ana Maria Antão Maia é gerente de uma loja especializada em confecção e acessórios masculinos, no centro comercial da avenida Ataíde Teive. Com a proximidade do mês de dezembro, ela e outros vendedores daquela área se preparam para a enxurrada de compradores. Segundo especialistas, o mês de dezembro é o de maior movimento no comércio e, mesmo diante da crise, estão otimistas com as vendas para esse período.

 

A crise que atinge o Estado criou um ambiente ruim para os lojistas e consumidores, em especial os servidores públicos estaduais que estão com salários atrasados. Para este mês de dezembro, quando as vendem tendem a aumentar, há lojistas que utilizarão técnicas para melhorar as vendas. “Para este ano, a maneira que encontramos para driblar as dificuldades foi renovar o estoque e os preços de nossos produtos não terão aumento”, disse Ana Maria.

 

Ela disse que as pessoas não estão gastando mais como antes e que a queda nas vendas é consequência do momento econômico que o Estado passa. “Mas, mesmo assim, a nossa expectativa, assim como a de todos os lojistas, é de que as vendas melhorem”, afirmou a gerente.

 

Para a gerente de uma outra loja localizada também na avenida Ataíde Teive, Bel Mesquita, o momento de crise é a hora de ser criativo para ter boas vendas. “O negócio é oferecer vantagens para os consumidores, como uma boa promoção, facilidades de pagamento à vista e até mesmo no cartão”, ressaltou.

 

O diretor de relações institucionais da CDL-BV (Câmara de Dirigentes Lojistas de Boa Vista), Fabiano de Cristo, reconhece que o comércio varejista passa por um momento bastante desafiador. “A conjuntura atual, não se mostra favorável para alguns segmentos. Entretanto, acreditamos que os consumidores não deixarão de comprar o presente de Natal. O que poderá acontecer é a diminuição do ticket médio desse presente”, disse.

 

Como representante da CDL-BV, Fabiano de Cristo afirmou que o comércio está otimista e que as vendas em dezembro, em relação aos meses anteriores, serão muito boas”, frisou. Ele disse que este é o momento de ser criativo na hora das vendas. “Acredito que é muito importante tentar fazer boas negociações com os fornecedores, para que possa ter preço no produto final. Investir em capacitação e treinamento dos colaboradores nas áreas de atendimento e vendas, podem ajudar também. E sobretudo, tornar a vitrine da loja bastante atrativa para chamar atenção dos clientes”, comentou.

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