Rio Cauamé. Foto: Arquivo/Iara Berdnazuck

O Movimento Puraké está promovendo um abaixo-assinado para conservação do Rio Cauamé, pertencente a bacia do Rio Branco. As assinaturas da petição começaram a ser colhidas na tarde deste sábado (1º), após a II Remada Ecológica.

O documento explica a necessidade da criação de áreas públicas nas praias urbanas do Rio Cauamé, destacando as praias da Polar, Curupira, Caçari, Cachoeirinha e Cauamé. “Essas praias são tradicionalmente utilizadas como áreas de recreação e de lazer da população. No entanto, nenhuma dessas áreas foi declarada de uso público e vem sendo gradativamente ocupadas e cercadas de forma irregular”, cita trecho da petição.

A Remada deste sábado reuniu mais de 30 participantes que percorreram 10 km do Rio Cauamé até o Porto do Babazinho, às magens do Rio Branco, localizado no Centro de Boa Vista. Durante o percurso, lixo e esgoto foram encontrados no rio.

“Cauamé é um rio pequeno, ele tem apenas 140 km de extensão da nascente até a foz, e o trecho mais degradado é este que ele chega em Boa Vista. Agora, na remada, nós vimos muito lixo, esgoto. Tem lugares que o rio está com cheiro muito ruim e está cada vez mais raso”, contou o biólogo e integrante do Movimento Puraké, Romério Briglia.

Após colher as assinaturas, o Movimento Puraké deve encaminhar a petição à Câmara de Boa Vista. “Essa petição requer que a Câmara de Boa Vista transforme as praias do Rio Cauamé em áreas efetivamente públicas, garantindo o melhor ordenamento do seu uso”, destaca o Movimento.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here