Foto: reprodução/internet

Como já conversamos encantar e fidelizar clientes é um processo que começa de dentro para fora, ou seja, primeiro a empresa deve realizar um trabalho contínuo de encantamento e fidelização do seu cliente interno, seu colaborador, a fim de ter uma equipe motivada e comprometida com o negócio.

Uma vez que minha equipe é um diferencial em atendimento, sim, um diferencial, porque, definitivamente, de todas as “técnicas” que falaremos aqui, sem dúvida, o bom tratamento ao cliente é o maior trunfo de uma empresa no que diz respeito a encantamento e fidelização, e um fator que influencia o empenho do funcionário neste sentido é, sem dúvidas, a forma como ele se sente em relação a empresa onde trabalha.

Quando nosso cliente realmente está encantado com seus produtos e serviços sua empresa ganha verdadeiros defensores do seu negócio, eles funcionam como um disseminador da boa imagem da sua marca e, como se sabe, a melhor propaganda será sempre a “boca-a-boca”.

Para não perder esse engajamento com o seu cliente sua empresa não pode esquecer de investir em todas as formas possíveis para agradar e mantê-lo fiel. E para isso, destacamos algumas ações que serão muito significativas para seu negócio:

Entenda as necessidades do seu cliente: Aqui o importante é que a equipe de atendimento e vendas entenda que o importante é o que o cliente deseja, então sondar, perguntar, buscar o máximo de informações possíveis para fornecer o melhor produto/ serviço a ele.

Para clientes fiéis ofereça tratamento VIP: invista em formas de estreitar o relacionamento com eles, crie por exemplo, cupons de descontos especiais ou, ainda, vantagens de fidelidade. Pense no que pode oferecer a seu cliente além do que ele paga.

Invista em Pós-Vendas: monitore seu cliente, faça contatos periódicos com seu público. Não o esqueça em datas especiais e comemorativas, o convide para eventos da sua empresa, prestigie seu cliente. Invista em um bom CRM (Customer Relationship Management). Quanto mais você conhece seu cliente mais informações tem sobre ele o que permite renivar as estratégias e o portfólio de produtos e serviços.

Estabeleça Ações efetivas de fidelização: ofereça vouchers de descontos progressivos, vincule a próxima compra a descontos especiais, brindes significativos, cartões de fidelidades e tudo o que for possível para estimular o seu cliente a querer sua marca.

Procure medir constantemente a satisfação do cliente: mapeie as falhas, peça sugestões, ofereça agilidade na solução de eventuais problemas, reconheça se errar, agradeça se elogiado e, principalmente, estabeleça um canal de comunicação com seu público.

Estar atento as tendências de mercado e operar constantes melhorias na estrutura física da empresa e manter a equipe bem treinada também se torna um grande diferencial. Então, não perca tempo e saia na frente da concorrência.

Ana Beltrão

Consultora de Carreira e de Empresas

Coach de Negócios e Executivos

@coachanabeltrao

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here