A proposta do projeto é informar ao público sobre as várias técnicas de Meditação e contribuir com a saúde mental dos roraimenses. Foto: Arquivo pessoal

Após percorrer os 15 municípios do estado, o Projeto Medita Roraima encerra as suas atividades em Boa Vista neste sábado (22), às 18h, na praça coberta do bairro Cidade Satélite, à rua Dom Aparecido José Dias. A iniciativa é coordenada pelo casal de instrutores de Yôga, Shirleni Moreira e Alexandre Guilherme.

A proposta do projeto é informar ao público sobre as várias técnicas de Meditação e contribuir com a saúde mental dos roraimenses. Segundo Shirleni Moreira, a viagem foi uma experiência fantástica.

“A gente vê que realmente o suicídio é algo que está muito próximo da população. Mais da metade das pessoas conheceram alguém que se suicidou, todo mundo conhece alguém que tem estresse, ansiedade e depressão e esse projeto de Meditação era algo muito distante da realidade deles. Eles pensavam que era algo para rico, cidade grande. E, quando as pessoas nos encontravam no café, ou em algum lugar, elas diziam: ‘Poxa, que legal! Fiz os exercícios e consegui dormir’ e a maioria dos gestores públicos que participaram das palestras tiveram interesse em levar a meditação para as suas comunidades. Então isso ajudou bastante”, destacou.

Toda a expedição foi gravada e culminará em um documentário de 60 minutos para mostrar as experiências da população assistida em cada cidade. A ação tem o patrocínio da Locadora Perin, Machado Distribuidora, Perin Veículos, Vinhal Empreendimentos e do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Roraima.

O projeto Medita Roraima é promovido pelo Studio Yôga e Fisioterapia Rio Branco.

Meditação: A prática meditativa é comprovada cientificamente como uma alternativa benéfica para o bem-estar da população. Até a década passada, não contava com respaldo médico, mas agora os cientistas de importantes instituições, como por exemplo, as Universidades Yale e de Oregon, ressaltam que a Meditação é uma ferramenta poderosa para a melhoria do sistema cardiovascular, redução dos efeitos do estresse e da insônia, reforço do sistema imunológico, além de estimular a concentração.

Dados: Segundo os dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, Roraima é, proporcionalmente, o quinto estado com o maior número de registros de suicídios. De acordo com a pesquisa, a taxa é de 6,76 mortes para 100 mil habitantes. Para cálculo do número de suicidas per capita, pela população brasileira, foram usadas as estimativas intercensitárias disponibilizadas pelo DATASUS que, por sua vez, utiliza fontes do IBGE. Conforme o estudo, o Rio Grande do Sul é o primeiro colocado. Em seguida, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Piauí, respectivamente.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here