Com cidade parada, prefeitura celebra redução de acidentes. Foto: Roraima 1

A prefeitura municipal de Boa Vista está comemorando os dados do trânsito nesta quarta-feira (26). Mesmo com a cidade vazia, repartições públicas e escolas em férias, a prefeita da capital, Teresa Surita (MDB) usou as redes sociais para celebrar a redução em 15% no número de acidentes de trânsito. 

“Desde que assumi a prefeitura fizemos uma série de mudanças: trocamos rotatórias por semáforos, aumentamos e ‘fazemos’ manutenção mensal das faixas de pedestre e sinalização vertical, instalamos radares, fizemos campanha para redução da velocidade”, publicou Teresa.

Porém, quando comparamos os dados atuais com anos anteriores, vemos que a queda dos números não é novidade. Ela começou ainda em 2015, antes mesmo das ações anunciadas pela prefeita em 2018. Segundo o DETRAN, entre 2015 e 2016, a queda foi de 7,6%. E de 2016 para 2017, a redução chegou aos 12,2%. 

Com 34 anos de experiência na área, o engenheiro de trânsito, José Francisco de Souza, aposentado pela Secretaria de Trânsito de Manaus (ManausTrans), analisa o cenário na capital roraimense. “Estive em Boa Vista há 2 meses, e sempre que vou aí percebo falhas graves no ordenamento do trânsito na cidade. Rotatórias mal sinalizadas, ruas e avenidas de longo tráfego que deveriam ser mão única, além de retornos que simplesmente não poderiam existir. O trânsito da cidade cresce, porém, não é perceptível nenhum avanço para controlar as linhas de fluxo que deveriam ser planejadas”, destaca Souza. 

Levantamento do DETRAN RR mostra número de mortes em acidentes

O Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran RR) levantou as estatísticas que mostram que houve aumento no número de mortes em acidentes de trânsito de 2017 para 2018. 

Neste quesito não existe razão para comemorar. Em fevereiro o aumento foi de 120% se comparado ao mesmo período do ano anterior. 122,2% em março. Janeiro, Maio, junho e outubro também registraram números preocupantes com relação à mortes em acidentes. 

Fiscalização Eletrônica

Outra polêmica envolvendo o trânsito da capital roraimense diz respeito à aplicação de multas. Os pardais eletrônicos instalados na cidade geram conflito entre os poderes fiscalizatórios e a Prefeitura. Tanto a Câmara Municipal de Boa Vista, quanto a Assembleia Legislativa de Roraima, já realizaram diversos procedimentos de cobrança de explicações acerca da destinação dos recursos angariados pelo executivo municipal. À nenhum dos poderes a prefeitura prestou contas. 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here