Foto: divulgação

Da lista de metas para 2019, organização financeira sempre está nas prioridades. Porém, uma boa relação com o dinheiro nem sempre é uma meta alcançada. Para ajudar os esperançosos em um novo ano com saldo positivo e reserva na conta, o assessor econômico da Fecomércio, Fábio Martinez, listou ao Roraima 1 dicas que podem ajudar nas finanças.

Anotar os gastos
Anotar todos os gastos ajuda a ter um controle para onde o dinheiro é destinado. O economista orienta a utilizar planilhas, aplicativos de celular ou mesmo caderninho.

Definir prioridades
Após saber para onde o dinheiro é aplicado mensalmente, o segundo passo é definir prioridades. Primeiro as contas fixas, como água, luz, aluguel, alimentação, saúde, escola. Depois, aqueles gastos que realmente você precisa ter todos os mês.

Cortar o que não há necessidade
Listada as prioridades, a orientação do economista é cortar o que não é necessidade e o que você pode e consegue passar o mês sem. Cortar gastos supérfluos é a porta de entrada para poupar.

Poupar parte da renda/Reserva de segurança
A orientação é poupar 30% da renda. No entanto, o especialista explica que o valor é alto para quem não tem ainda o hábito da poupança. Por isso, Fábio Martinez orienta iniciar com R$ 100 ao mês e ir aumentando esse valor ao longo do ano quando a reserva se torna um hábito. O economista destaca a importância de se ter uma reserva de segurança, o que futuramente pode tirar do sufoco com um gasto inesperado ou mesmo pagar aquela viagem de férias merecidas após um ano de trabalho.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here