Foto: Veja SP

Com a proximidade com a festa de ano novo, a queima de fogos de artifício são frequentes em festas realizadas em clubes e casas, aqui em Roraima.  As pessoas brincam sob a influência do fascínio que o fogo exerce, principalmente crianças que estão mais vulneráveis a sofrerem algum tipo de queimadura e nunca devem ter acesso à esses materiais.

Quanto maior a extensão de uma queimadura, maior os perigos para a vítima. Existem diferentes graus de lesão que uma pessoa pode apresentar, ao mesmo tempo, queimaduras de terceiro, segundo e primeiro graus, e cada tipo de lesão pede um socorro específico.

Os fogos de artifício tornam-se mais procurados nesta época de festas de fim de ano e podem causar acidentes acarretando queimaduras, mutilações e inclusive a morte dos usuários e, eventualmente, de pessoas que assistem ao espetáculo. Por isso, seu uso deve seguir os cuidados estabelecidos nos requisitos normativos e nas considerações dos fabricantes em produzir o produto adequado às normas e regulamentos.

O consumidor deve fazer o seu papel, lendo as instruções, adquirindo e manuseando o produto de acordo com os requisitos apresentados pelos fabricantes e basear-se nas orientações. Os pais não devem deixar que crianças adquiram ou manuseiem fogos de artifício. Elas são as principais vítimas de acidentes.

Por isso, as pessoas ao comprar fogos de artifício devem observar se a embalagem do produto contempla todas as informações consideradas obrigatórias, como a classe, o registro do Exército Brasileiro.

Acidentes

O cuidado ao manusear fogos de artifício é fundamental. Na grande maioria das ocorrências, o acidente acontece com pessoas que normalmente não sabem manusear, e, além disso, não seguem as orientações do fabricante. Segundo o cirurgião Marcus Mafra, as lesões mais comuns neste tipo de acidente são as das mãos. “O rosto também fica muito exposto, podendo ocorrer lesões nos olhos, e até auditivas, devido à explosão”, explica o médico.

Quando ocorre o acidente, deve-se envolver a área afetada com um pano limpo e umedecido em água gelada e jamais colocar qualquer tipo de produto. A vítima deve ser encaminhada imediatamente para atendimento médico. O HGR é o local indicado para encaminhar a vítima.

Animais

Em várias cidades do país leis municipais regulamentam a venda de fogos de artifício sem efeitos sonoros, que ajudam a evitar a morte de animais domésticos por medo das explosões.

Em Roraima, onde não existe nenhuma discussão à respeito, protetores de animais pedem que a população não soltem fogos, pois os danos podem ser letais e irreversíveis para cães e gatos e que além de estarem sujeitos à paradas cardíacas por sustos, ainda podem apresentar desequilíbrio, confusão mental, fugir de casa, se enforcar em coleiras, entre outros.

Para quem vai passar o ano novo em casa, o ideal é ficar próximo ao animal e acalmá-lo caso haja queima de fogos.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here