Criança nasceu com problema no coração, o que está afetando a respiração. Foto: Arquivo pessoal / mãe da criança

A cabeleireira Maria Silva, 37 anos, deu à luz uma menina de parto cesariano no último sábado (12), mas a criança nasceu com problema no coração, o que está afetando a respiração da recém-nascida Flávia Manuelle.

Segundo Maria, a filha está internada no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré e precisa de óxido nítrico para que seja normalizada a respiração da criança. “Estou bastante preocupada, porque fui informada de que esse produto está em falta, que não tem em nenhuma unidade de saúde do Estado”, contou.

Maria disse ainda que a diretora da maternidade comentou que fez pedido no dia 3 de janeiro e o óxido nítrico não veio. “Ela [a diretora] alegou que o governo anterior não pagou a empresa que fornece o produto. Disseram que estão tentando resolver aqui na maternidade, inclusive deram um prazo de até três dias para o produto chegar, pois minha filha só responderá com o uso desse gás”.

Enquanto o óxido nítrico não chega, Maria informou que desde o meio dia desta segunda-feira (14) a criança está recebendo uma medicação. “Só que minha filha precisa desse gás para fazer essa modificação no pulmão”, ressaltou a mãe da criança.

“Estou aflita demais. Eu já não estava muito bem porque tive minha filha de cesariana e com essa situação estou pior. Espero que esse gás chegue e tire minha filha desse sofrimento”, disse Maria.

O Roraima 1 apurou que a maternidade só dispõe de três cilindros de óxido nítrico, mas o produto acabou. Uma enfermeira que pediu para não ser identificada disse que o caso da criança é atípico, mas a situação é bastante grave.

Governo do Estado – Por meio de nota, o Governo do Estado informou que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) que o processo licitatório para a aquisição do Óxido Nítrico está em andamento. De acordo com a Coordenadoria Geral de Urgência e Emergência, esse processo deve ser feito por meio de adesão de ata, o que agiliza a compra desse material. A nota ressalta ainda que a criança continua internada e recebendo todos os cuidados necessários na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here