Hiran leva ração todos os dias, pela manhã e à tarde, para os gatos que vivem nas imediações da feira. Foto: Arquivo pessoal

De novembro até agora, cerca de 30 gatos foram encontrados mortos nas proximidades do Mercado Municipal São Francisco, localizado na avenida Major Williams, no bairro São Francisco. A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente vai investigar o caso.

A protetora de animais, a jornalista Katia Bezerra, informou que da maneira que os gatos foram mortos, supostamente parece envenenamento. “A confirmação da morte dos gatos foi feita por pessoas que moram próximas da feira. Elas nos disseram que parece que os animais foram envenenados, pois estavam inchados. Quando um gato não aparece no local, a gente nem percebe muito, mas com o passar dos dias sentimos a falta de vários animais”, disse.

Kátia contou que ela e mais duas amigas, que também são protetoras de animais, estavam cuidando desses gatos. Inclusive, elas pagaram para serem castrados e vacinados. Elas também levavam ração para esses animais. São gatos de rua”, ressaltou.

Segunda ela, no local existem mais gatos, que também recebem cuidados. “Estamos preocupadas com esses animais, porque amanhã eles podem ser as próximas vítimas”, alertou.

Katia disse que os gatos que estão vivos são cuidados, e a maioria também já foi castrada e vacinada. “Ainda há muitos gatos próximo da feira, e não temos como leva-los para nossa casa”, comentou, dizendo que todos os dias, um cidadão também passa pela manhã e a tarde para dar ração aos gatos, que ficam nas imediações da feira.

Em conversa com vizinhos à feira, existe uma suspeita de quem vem praticado esse ato criminoso contra os animais, o que será investigado pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, da Polícia Civil, onde foi feita a denúncia.

O Roraima 1 conseguiu fotos de um cidadão, de nome Hiran, que leva ração todos os dias, pela manhã e à tarde, para os gatos que vivem nas imediações da feira.

Proteção Ambiental – O delegado de proteção ao meio ambiente, Glauber Lorenzini, informou que a denúncia foi registrada na manhã desta terça-feira (15). “Foi feita uma ordem para investigar e o investigador já tem ciência do trabalho que deverá ser feito”, disse, enfatizando que o denunciante tem um canal para repassar informações do que forem apurando sobre a morte dos gatos.

Lei Federal 9.605/98 – dos Crimes Ambientais

Art. 32º – A pena para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é de detenção de três meses a um ano, e multa, sendo aumentada de um sexto a um terço, se ocorrer morte do animal.

O que pode ser considerado maus-tratos:

– Abandonar, espancar, golpear, mutilar e envenenar;
– Manter preso permanentemente em correntes;
– Manter em locais pequenos e anti-higiênico;
– Não abrigar do sol, da chuva e do frio;
– Deixar sem ventilação ou luz solar;
– Não dar água e comida diariamente;
– Negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido;
– Obrigar a trabalho excessivo ou superior a sua força;
– Capturar animais silvestres;
– Utilizar animal em shows que possam lhe causar pânico ou estresse;
– Promover violência como rinhas de galo, farra-do-boi etc..

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here