Pacientes com fraturas estão internados, aguardando a chegada de material para que possam passar por cirurgia. Foto Vitória Souza Lima

Familiares de parentes internados no HGR (Hospital Geral de Roraima) ligaram para a redação do Roraima 1, denunciando que no HGR está faltando material para cirurgias em caso de fraturas ósseas. Eles pedem que o Governo do Estado tome providências e que o Ministério Público Estadual visite a unidade de saúde para verificar a situação.

Diz que há pessoas com fraturas que estão em macas nos corredores, aguardando chegar material para fazerem cirurgia.

A aposentada Floraci Lima de Souza, 78 anos, moradora do bairro Silvio Leite, está desde o dia 7 de janeiro internada no HGR, com uma fratura na perna esquerda.

Segundo a neta dela, a auxiliar de cozinha Vitória Souza Lima, 28 anos, a avó, antes de ser internada, já tinha sido levada ao hospital, mas o médico não conseguiu ver a lesão.

“Então o médico disse que ela poderia retornar para casa. Voltamos para casa e para amenizar a dor, nós mesmos medicamos. Mas o problema se agravou, eram muitas dores na perna e o local ficou inchado demais e pensamos que seria uma fratura no osso”, comentou Vitória.

“Então decidimos retornar ao HGR, e ela está aqui desde o dia 7. Desde esse dia estão dando só dipirona para ela, porque o médico disse que não tem material para realizar cirurgia”, disse Vitória.

A auxiliar de cozinha contou ainda que existem mais pacientes na mesma situação da sua avó. “O negócio aqui tá feio e não sabemos a quem recorrer”, ressaltou Vitória.

Governo do Estado – Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informa que já está em andamento um processo emergencial de compra de materiais para realização de cirurgias ortopédicas e neurológicas. A equipe técnica da CGUE (Coordenadoria Geral de Urgência e Emergência) está trabalhando para que a aquisição e entrega desses itens sejam feitas o mais breve possível.

Na nota, disse ainda que esse processo se tornou necessário pois a atual gestão, ao assumir a pasta, encontrou apenas um processo em tramitação, para a compra desses itens, que inclusive já estavam em falta no HGR (Hospital Geral de Roraima).

Portanto foi a forma mais rápida para buscar uma solução para o problema, enquanto é dado andamento ao processo anual de aquisição desse tipo de material.

O processo anual de compra de materiais para cirurgias ortopédicas foi finalizado pela CGUE e está sendo analisado pela equipe médica do HGR (Hospital Geral de Roraima). Sendo aprovado, segue os demais trâmites para licitação.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here