Familiares esperam que Governo resolva o mais rápido a questão da falta de material para cirurgias. Foto: Divulgação

Familiares de parentes que aguardam por cirurgias em caso de fratura óssea fazem uma manifestação em frente ao HGR (Hospital Geral de Roraima). O protesto teve início por volta das 8h30, desta segunda-feira (28).

A reportagem do Roraima 1 ouviu pacientes que aguardam há muito tempo por cirurgia, como o jovem Josiedi Moraes, 25 anos, que está desde o dia 5 de outubro do ano passado internado no HGR, esperando por cirurgia.

Ele sofreu um acidente de moto e teve os dois braços e o fêmur quebrados. “Estive no HGR no dia 5 de outubro, médico fez raio-x e disse que era para eu ficar internado até chegar material para a realização do procedimento cirúrgico. E aqui estou indo para o quatro mês de espera, internado nesse lugar”, ressaltou.

A auxiliar de cozinha Vitória Souza Lima, 28 anos, está com a avó Floraci Lima de Souza, 78 anos, internada desde o início deste mês. “Minha avó tem uma fratura na perna esquerda. São muitos pacientes precisando de cirurgia e não tem material”, comentou.

Vitória disse ainda que familiares não sabem a quem recorrer. “O Governo só promete a chegada desse material e até agora nada. Tenho observado que quase todo dia chega mais pessoas com fraturas, só que são mandadas para casa, até porque aqui não tem mais espaço para acomodar todos chegam fraturados”, frisou.

Governo – Em nota, a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) informou que já está em andamento um processo emergencial de compra de materiais para realização de cirurgias ortopédicas e neurológicas. A equipe técnica da CGUE (Coordenadoria Geral de Urgência e Emergência) está trabalhando para que a aquisição e entrega desses itens sejam feitas o mais breve possível.

Informou ainda que esse processo se tornou necessário pois a atual gestão, ao assumir a pasta, encontrou apenas um processo em tramitação, para a compra desses itens, que inclusive já estavam em falta no HGR (Hospital Geral de Roraima).

Disse também que, portanto foi a forma mais rápida para buscar uma solução para o problema, enquanto é dado andamento ao processo anual de aquisição desse tipo de material.

O processo anual de compra de materiais para cirurgias ortopédicas foi finalizado pela CGUE e está sendo analisado pela equipe médica do HGR (Hospital Geral de Roraima). Sendo aprovado, segue os demais trâmites para licitação.

Mas, a Sesau não informou quando, de fato, chegará esse material para proceder com as cirurgias que os pacientes aguardam há bastante tempo.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here