Foto: Hilton Franco

A dona de casa Eliane Sousa, de 33 anos, mãe de duas crianças pequenas, está desempregada há dois anos, desde que a filha mais nova nasceu. Ela é uma das milhares de beneficiárias roraimenses que dependem do programa social “Crédito do Povo”, para complementar a renda familiar. 

“Tem uns seis meses que não recebo. Eu sei que o valor parece pouco, que não faz diferença pra muita gente, mas pra nós aqui faz até demais. Com essa ajuda, eu comprava gás num mês, uma parte do rancho, no outro”, disse. 

A história se repete entre outros beneficiários, que também aguardam o pagamento do benefício. Porém, alguns relatam atrasos em períodos diferentes. “Estou sem receber somente há 3 meses, até estranhei uns receberem e outros não, mas como preciso muito desse dinheiro, não falei nada”, disse outra beneficiária que pediu para não ser identificada. 

O Programa 

Reinventado na gestão de Suely Campos (PP), o Crédito do Povo (antigo Crédito Social, em gestões anteriores), ajudava com R$120 mensais, famílias como a de Eliane, de baixa renda, com crianças e em situação de vulnerabilidade social. 

Durante a campanha de 2018, o atual governador Antônio Denarium (PSL), prometeu aumentar o valor do repasse para R$ 180 mensais. Diante da crise financeira do estado e da retração de investimentos, não se sabe se o programa permanece. O anúncio de um recadastramento foi feito para janeiro passado, o que não se concretizou por parte da Secretaria de Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes). 

Governo – A Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) esclareceu que devido a relevância social, o programa Crédito do Povo será mantido pela atual gestão. Que a equipe de coordenação do programa está verificando a atualização cadastral dos mais de 34 mil beneficiários. Em seguida será feita a checagem do perfil dos contemplados.

Informou ainda que, após encerrar essas duas fases, conforme planejamento e disponibilidade orçamentária, serão realizados os pagamentos, com ampla divulgação nos meios de comunicação para que os contemplados sejam informados.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here