Homem foi preso no Cantá por policiais civis após várias denúncias contra ele Foto: Divulgação

Os moradores do município do Cantá agora estão pagando taxa de iluminação pública à prefeitura, que instituiu a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip).

A Cosip foi aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pela Prefeitura do Cantá, por meio de uma lei municipal de dezembro de 2018.

A lei já está em vigor e a primeira cobrança veio na fatura do mês de janeiro deste ano.

O prefeito do Cantá, Carlos Barbudo, informou que se fez necessário a instituição da Cosip, porque o município tem uma dívida de R$ 270 mil com a empresa que fornece energia elétrica, a Roraima Energia S/A.

“Essa dívida é de gestões passadas”, ressaltou o prefeito. Ele comentou que cerca de 2 mil residências estão pagando a taxa de iluminação pública, que varia de acordo com a classe da moradia do contribuinte, se é rural, residencial, comercial, industrial e prédios públicos.

“Neste primeiro ano a prefeitura pretende pagar essa dívida com a Roraima Energia, assim como também fará melhorias no sistema de energia elétrica do Cantá”, disse Barbudo.

O prefeito disse ainda que alguns moradores estão resistentes à cobrança da taxa, enquanto outros reconhecem a importância de se melhorar a cidade e a qualidade de vida dos moradores.

“Quero deixar claro que a Cosip já é prevista no artigo 149-A da Constituição Federal”, comentou Barbudo.

O serviço de iluminação pública compreende a iluminação de vias, logradouros e monumentos de bens públicos, e a instalação, manutenção, melhoramento e expansão da rede de iluminação pública, além de outras atividades.

O valor da contribuição está sendo incluído na fatura mensal de energia elétrica, de cada residência, emitida pela concessionária desse serviço.

Cabe à concessionária de energia elétrica fazer a cobrança e recolhimento da contribuição, devendo transferir o montante arrecadado para a conta do Tesouro Municipal.

O montante arrecadado pela contribuição será destinado a um fundo especial, vinculado exclusivamente ao custeio do serviço de iluminação pública do Cantá.

Confira na tabela as classes, o consumo e o valor da taxa cobrado em UFM (Unidade Fiscal Municipal). No Cantá uma UFM custa R$ 3,01.

CLASSES CONSUMO VALOR EM UFM
Rural Máximo de até 50KW 1,73
Acima de 401 KW 3,50
Residencial Máximo de até 50KW 2,07
Acima de 401KW 7,00
Comercial Máximo de até 50KW 3,00
  Acima de 401KW 7,00
Industrial Máximo de até 50KW 3,50
  Acima de 401KW 7,50
Prédios públicos Máximo de até 50KW 3,50
  Acima de 401KW 7,50

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here