Foto: Ascom/ Sesau

A secretaria de saúde do Amazonas confirmou nesta quinta-feira (28) a morte de doze pacientes em decorrência do vírus H1N1, causador de um tipo letal de gripe. 

Com isso, e dada a proximidade entre os dois estados, o alerta vermelho foi aceso em Roraima. De acordo com a Sesau, o Ministério da Saúde já fez as recomendações necessárias para evitar que a doença se prolifere e entre no estado. 

“As mortes do Amazonas não são de novos vírus, que fique claro. É o H1N1 que já circula neste período. Todos os óbitos foram em pacientes de risco. Estamos em alerta por aqui, mas nosso período de sazonalidade para o vírus é em Abril, portanto, vamos focar em prevenção desde já”, destacou Aryuska Menezes, gerente do núcleo de influenza da Sesau.

Para ela, a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção. Mas, mesmo com os registros no estado vizinho, a campanha de vacinação contra a doença não será antecipada. “Existe o alerta mas não há uma necessidade de pânico. Nossa campanha começa agora em Abril e teremos doses suficientes para atender a todo o público de risco”, disse, considerando que esse grupo é formado por idosos, gestantes, doentes crônicos e crianças pequenas. 

Em Roraima, 11 casos foram confirmados no ano passado. Em 2019 ainda não houve registros. 

H1N1 – É um vírus que pode causar gripe. Crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunodeficiências são mais vulneráveis. Após os sintomas, o tratamento deve iniciar em 48 horas, com orientação médica. Além da vacinação, é importante lavar as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas. A incidência da doença é relativamente rara para o MS, com cerca de 150 mil casos por ano no Brasil e a forma mais eficaz de prevenção é por meio da vacina. 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here