O lançamento do projeto de sustentabilidade da ocorreu nesta sexta-feira, dia 1º, na Escola Agrotécnica. Fotos: Antonio Diniz

“Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável”. Esse é o nome do projeto que será desenvolvido em Roraima, a partir de agora, com recursos do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima).

O lançamento ocorreu na manhã desta sexta-feira, 1º de março, na Eagro (Escola Agrotécnica) da UFRR (Universidade Federal de Roraima), localizada na PA Nova Amazônia, zona rural de Boa Vista. A unidade educadora da universidade vai executar as ações do projeto, sendo esta a segunda vez que é contemplada com recursos da Vepema (Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas) do TJRR.

O projeto foi contemplado pela Vara, após participar em 2018, de uma seletiva, voltada a instituições públicas e privadas sem fins lucrativos e com finalidade social, além de ações ligadas às áreas de educação, saúde, segurança pública, trânsito, meio ambiente, entre outros, com previsão de investimento de até R$ 10 mil.

Os recursos disponibilizados são da prestação pecuniária (penas pagas em dinheiro), resultante de transação penal, suspensão condicional do processo e de sentença condenatória no âmbito da Comarca de Boa Vista.

Segundo a coordenadora do projeto na escola, a iniciativa visa, a partir da difusão de informações, mudar a maneira como os alunos se relacionam com o meio ambiente. E além dos estudantes, a iniciativa também tem como objetivo alcançar as pessoas que vivem no entorno da unidade de ensino na área rural.

“A comunidade será contemplada com palestras, oficinas de reciclagem, gincanas e outras atividades voltadas à conscientização ambiental”, informou, destacando que a expectativa é transformar vidas, formando multiplicadores que farão a diferença no futuro”.

Para o assessor da Vepema, Giovani Silva, investir no meio ambiente é muito mais que somente preservar a florestas e animais, trata-se de uma ação voltada para o bem da humanidade. “Quando falamos em sustentabilidade, estamos defendendo uma riqueza da humanidade. Iniciativas como esta merecem ser divulgadas por todo o mundo”, comentou.

Para Anderson dos Santos, aluno do terceiro ano na Eagro, que participou da primeira edição do projeto, ocorrida em 2017, as ações realizadas estão alcançando resultados positivos.

“Aprendi sobre como fazer o descarte correto do lixo e a usar de forma consciente os recursos naturais. A partir do meu exemplo, consegui, mesmo que de forma sutil, provocar uma mudança dentro de casa e até nos amigos e vizinhos”, comentou.

Também participaram da solenidade, a servidora do TJRR, Shirlene Fraxe, o vice-reitor da UFRR, Americo Alves Lyra, o diretor da unidade escolar, Jandiê Araújo e a coordenadora do projeto, Julia Almeida.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here