Foto: Ascom OAB RR

Diariamente, o público feminino vem conquistando seu espaço, em cargos antes ocupados somente por homens. A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB-RR) conta com 74 membros, sendo 60% da sua composição por mulheres advogadas.

A vice-presidente da Seccional, advogada Clarissa Vencato, ressalta que historicamente é ínfima a participação feminina nos atos decisórios e nas atividades da Ordem. Tanto no que se refere a OAB Nacional, quanto no caso da Seccional Roraima. Desde que a Ordem dos Advogados do Brasil foi criada em 1930, houve 531 presidentes de Seccionais e apenas nove foram mulheres nas 27 unidades da Federação.

Após 2014 quando foram aprovadas as cotas de gênero pelo Conselho Federal, houve uma maior inclusão de mulheres nos cargos eletivos e conselhos da OAB, estabelecido quanto à cota de 30% para advogadas e 70 para advogados.

“Antes da aprovação das cotas, a participação das mulheres na composição da Diretoria da OAB/RR não chegava a 11%. Na gestão eleita em 2015 a inclusão de mulheres na composição da diretoria foi elevada para 37% e atualmente elevamos este índice para 60%”, disse.

A OAB/RR tem como uma de suas bandeiras, a defesa da igualdade de gênero, bem com a defesa das prerrogativas da Advocacia. “Temos uma gestão com efetiva participação feminina nas decisões da Seccional, nas Comissões, bem como nos projetos e eventos. E esse respeito a igualdade de gênero é uma das grandes vitórias que conquistamos”, enfatizou.

Para a presidente da Comissão da Mulher Advogada da Seccional, Francenne D’Águiar, o momento é de trilhar o caminho no que diz respeito à paridade de diálogo, de argumentação para a ocupação cada vez maior de espaços. “A representatividade da mulher não é satisfatória ainda, mas estamos trabalhando para conseguir a paridade e ter cada vez mais voz e vez”, declarou.

O presidente da OAB/RR, Ednaldo Vidal, destaca que a Seccional é formada por profissionais independentemente de ideologias, gêneros, tempo de atuação, pequenos ou grandes escritórios. O compromisso maior é de lutar por total garantia das prerrogativas da Advocacia em todo o Estado e as políticas voltadas às mulheres advogadas.

“Vivemos um momento histórico, pois, pela primeira vez na história da OAB/RR, as diretorias da Seccional e da Caixa de Assistência são compostas em sua maioria, por 60% de mulheres. Queremos engrandecer o protagonismo da OAB/RR, participando efetivamente dos acontecimentos locais e nacionais”, declarou.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here