A educação empreendedora para crianças pode transformar um mercado de trabalho e, principalmente, a postura dos futuros profissionais, desenvolvendo habilidades e comportamentos empreendedores. Essa é a avaliação da analista técnica do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e gestora do projeto Educação Empreendedora em Roraima.

Na avaliação da especialista, leis como a aprovada pela Câmara Municipal que instituiu a implantação de ciclo de palestras permanentes de empreendedorismo para alunos da rede pública servem como uma ‘porta de entrada’ para a formação de indivíduos protagonistas de suas próprias histórias. A Lei Municipal 1.699/2016 é de autoria do vereador Manoel Neves (PRB).

A analista do Sebrae explica que a educação empreendedora não se trata apenas de estimular as pessoas a criarem empresas, por exemplo. A ideia, segundo ela, é incentivar o potencial de cada um para empreender onde desejar, e assim buscar soluções criativas para questões à sua volta. “O quanto antes você começa a trabalhar liderança, foco, desenvolvimento de metas, sonhos, responsabilidades, mais cedo estimula a pessoa a tirar o sonho do papel e ensina como fazer isso. A cada vez que você antecede esse comportamento, com certeza estará construindo profissionais mais seguros, muito mais preparados para que possa mitigar os riscos, a se aventurar de uma forma segura e melhor planejada”, explica Elissandra.

E as mudanças que começam na infância podem refletir positivamente em toda uma comunidade. Segundo a analista, para um estado como Roraima que ainda possui uma economia predominantemente de contracheque, a educação empreendedora pode transformar o mercado atual. Ela explica que a lógica é simples: quando as pessoas se sentem capazes de realizar algo que pode mudar o seu entorno ou ajudar a solucionar problemas, isso altera todo o contexto.

E se a semente da cultura empreendedora for cultivada na infância, é ainda mais fértil que em qualquer outra época da vida. “As crianças estão muito mais abertas ao desenvolvimento da criatividade e aos questionamentos. Portanto, à medida que você trabalha isso num ambiente favorável, levando em consideração a capacidade intelectual cognitiva da criança, você estimula para que o desenvolvimento de liderança seja mais apurado e que tenha comportamentos proativos”, explica Elissandra

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