Equipe ainda aguardou na madrugada desta quinta-feira (21) uma nova decisão sobre o embarque. Foto: Arquivo pessoal/Kamyla Brasil

A delegação de natação de Roraima perdeu a primeira etapa do Campeonato Brasileiro Escolar de Natação, no Rio de Janeiro, por ter sido impedida de embarcar em um voo doméstico da empresa Latam, no aeroporto internacional de Boa Vista, na madrugada desta quinta-feira (21).

O primeiro dia da competição está marcado para manhã de sexta-feira (22), mas a equipe composta por dez adolescentes, menores de 16 anos, não chegará a tempo. O campeonato nacional classifica para o mundial de natação.

Os atletas foram impedidos de embarcar devido a uma mudança na lei de embarque para menores de 16. Publicada no último da 16 de março e informada às companhias aéreas na quarta-feira (20), a Lei 13.812 altera o Estatuto da Criança e do Adolescente .

No artigo 83 do Estatuto ficou especificado: “Nenhuma criança ou adolescente menor de 16 anos poderá viajar para fora da comarca onde reside dos pais ou dos responsáveis sem expressa autorização judicial”.

Delegação de Roraima para competição nacional no Rio de Janeiro. Foto: Arquivo pessoal/Kamyla Brasil

De acordo acordo com a treinadora e responsável pela delegação, professora Kamyla Brasil, apesar da mudança na lei, delegações de demais estados embarcaram nessa madrugada para o Rio de Janeiro e apenas o estado de Roraima foi vetado.

A professora informou que os pais de todos os atletas estavam presente no aeroporto e, mesmo assim, a gerência da empresa Latam não considerou. “Falta de bom senso. Todas as companhias aéreas no Brasil permitiram o embarque, negociaram, foram flexíveis e a Latam em Roraima foi irredutível”, declarou.

Kamyla Brasil destaca ainda a limitação dos voos em Roraima e dificuldade para se conseguir vaga em um outro horário. “A delegação vai viajar em um outro horário, após os pais apresentarem a autorização judicial, mas já perdemos parte da competição de apenas dois dias”, contou.

A professora disse que entrou em contato com a organização do evento no RJ, e que a delegação de Roraima vai poder competir na segunda etapa mas, mesmo assim, a equipe já está prejudicada.

O Roraima 1 tentou contato, por telefone, na manhã desta quinta-feira com a empresa Latam, mas nenhuma das ligações foram atendidas.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here