Registro do incêndio florestal no município de Uiramutã. Foto: Divulgação/Prefeitura de Uiramutã

Há cinco dias um incêndio de grandes proporções atinge a comunidade indígena Willimon, no Uiramutã. As chamas destruíram a floresta da região e se alastram para demais vilas do município ao Nordeste de Roraima.

A situação fez a gestão municipal pedir reforço no combate nesta quinta-feira (21). O prefeito Dedel (PP) se reúne na noite de hoje com os coordenadores da Defesa Civil de Roraima e do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).

“Começou com uma queimada em roça feita pelos índios. Mas o incêndio tomou grandes proporções, destruiu a floresta da comunidade se alastra por demais vilas da região. Estamos preocupados e estou em Boa Vista para pedir reforço”, contou o prefeito, acrescentando que o efetivo deve ir ao município ainda na sexta-feira (22).

O diretor Executivo de Proteção e Defesa Civil, coronel Cleudiomar Ferreira, informou que há dez brigadistas voluntários na região – que foram treinados e equipados -, para o combate. Além disso, há equipes da brigada do Prevfogo.

Por ser área indígena, a competência para o combate ao incêndio é do Ibama, mas a reportagem do Roraima 1 não obteve resposta sobre a situação no município e nem mesmo sobre o envio de reforço.

Outros incêndios
Nesta semana, a Defesa Civil em Roraima destacou dois incêndios de grandes proporções e com extenso tempo para controle. Um deles no município de Amajari e outro no Cantá. O calendário de queimadas está suspenso no estado. Mesmo assim, a queima irregular vem provocando incêndios florestais.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here