Centro de Zoonoses da Prefeitura de Boa Vista, localizado no bairro Centenário. Foto: Google Street View

A Prefeitura de Boa Vista foi  obrigada pela Justiça a cumprir uma série de exigências na Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ). O Cumprimento de Sentença de Obrigação de Fazer foi publicado no dia 23 de janeiro deste ano no Diário Oficial de Justiça do Estado. A decisão foi  tomada depois que foram sacrificados 443 animais no período de 2015 a 2018, sem qualquer tipo de controle ou estatística. O Roraima 1 fez um levantamento no Diário Oficial do Município e confirmou o número de animais eutanasiados nesse período.

A denúncia chegou ao conhecimento da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público de Roraima (MPRR) ainda em 2012, quando passou a investigar o extermínio dos cachorros. Conforme a investigação do MP, o procedimento para a morte dos animais ocorria sem o conhecimento do Conselho Regional de Medicina Veterinária. Como não havia controle, o MP alega que os animais sofriam maus-tratos: eram mortos sem anestesia, ficavam sem água e não passavam por exames para comprovar se estavam doentes ou não.

Com a decisão judicial, a Prefeitura é obrigada a publicar, no Diário Oficial do Município e no mural da UVCZ, as estatísticas mensais sobre animais que dão  entrada, dos doados, esterilizados e eutanasiados. Ainda deve descrever o estado clínico do animal e apresentar comprovação técnica da necessidade do sacrifício de cães e gatos, conforme a Resolução nº 1000 de 11/05/2012, do Conselho Federal de Medicina Veterinária, para garantir o menor sofrimento ao animal.

Antes disso, segundo investigou o MP, o Centro de Zoonoses não fazia controle de entrada nem elaboração de laudos, prontuários e pareceres, muito menos existia  profissionais qualificados para realizar o procedimento. Todos os cães eram misturados, sem saber quais estavam sadios ou não. Tudo isso consta no Procedimento de Ação Civil Pública que foi transformado em Inquérito Civil Público, depois que o Município de Boa Vista sem negou a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que adotasse as medidas para solucionar os problemas.

Campanha da prefeita para tentar  reverter imagem negativa não emplaca

Para tentar reverter a imagem negativa que ficou a partir do extermínio de 443 animais no Centro de Zoonoses, que foi amplamente divulgada nas redes sociais, a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB), usou sua conta no Twitter para lançar a proposta de uma campanha que ela chamou de “Iti Malia”, mas não houve muita repercussão. Sem retorno dos internautas, ela lançou o projeto União Pelos Animais que visa identificar e fazer o controle de natalidade de cães e gatos.

Porém, mais uma vez sua tentativa de limpar a imagem de exterminadora de cães não surtiu efeito. Até agora, nenhuma clínica veterinária particular se mostrou interessada em participar e ninguém se credenciou, uma vez que essas empresas já fazem uma parceria com entidades filantrópicas que recolhem e cuidam de cães e gatos que estão na rua.

Uma fonte consultada pelo Roraima 1 afirmou que esse programa é temerário porque não há destinação de recursos previstos no Planejamento Orçamentário para a realização dessa ação, o que significa que as clínicas veterinárias podem arcar com um ônus muito alto, sem perspectiva de que receberão futuramente por esse trabalho.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here