Registro de incêndio florestal no município de Amajari. Foto: Reprodução/Defesa Civil

A Prefeitura de Amajari decretou, neste sábado (23), situação de emergência devido aos incêndios florestais na região. O documento cita a estiagem no município, a perda de produtos agrícolas e os prejuízos ocasionados pelas queimadas.

No decreto, a prefeitura pede a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil; a convocação de voluntários; realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade; e autorização para agentes da Defesa Civil entrar nas casas para prestar socorro e em propriedades particular no caso de iminente perigo público.

A prefeita Vera Lúcia (PSC) disse que, apesar do trabalho da Defesa Civil no município, é necessário reforço com o apoio do governo estadual. “Humanamente os nossos esforços não possibilitam um combate mais completo, por mais que estejamos ao máximo comprometidos, porque a estiagem está séria e os ventos estão muito fortes, o que contribui para essa expansão rápida do fogo”, afirmou.

Há mais de duas semanas o município de Amajari registra focos de incêndios de grandes proporções. Na última segunda-feira (18), um incêndio na vicinal 4 durou quase 24 h e atingiu vilas próximas da região.

O decreto de emergência deve ser publicado na próxima segunda-feira (25).

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here