Anúncio foi feito pelo secretário de Saúde, Ailton Wanderley, nesta segunda-feira (25). Foto: Fernando Oliveira/Secom

O secretário estadual de Saúde, Ailton Wanderley, anunciou, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (25), a realização de um mutirão de cirurgias eletivas, tanto no Hospital Geral de Roraima (HGR) quanto no Hospital Materno Infantil.

A medida foi possível após a Secretaria de Saúde (Sesau) começar a receber os materiais necessários para a realização desses procedimentos. Além disso, no sábado (23), o governo estadual conseguiu na Justiça, uma liminar que garante a reabertura dos centros cirúrgicos dessas duas Unidades Hospitalares.

As cirurgias devem ser realizadas em três turnos: manhã, tarde e noite, além dos fins de semana. Atualmente, no HGR cerca de 400 pessoas aguardam a realização de cirurgias. Na Maternidade são pelo menos 200 pessoas.

“Há a fila única do SUS [Sistema Único de Saúde], onde pouco mais de 4.000 pessoas aguardam por algum procedimento. Aos poucos vamos dar andamento a essas cirurgias”, disse o secretário de Saúde.

Ainda de acordo com Ailton Wanderley, o mutirão de cirurgias também deve atender a região Sul do Estado, no Hospital Regional Sul de Rorainópolis.

Emergenciais
O abastecimento das Unidades de Saúde está sendo possível por conta de processos emergenciais de aquisição de materiais médico-hospitalares.

Ao todo, quatro empresas fecharam contrato com a Sesau para a aquisição de materiais para cirurgias ortopédicas e neurológicas. O valor total do contrato é de R$ 1.107.985,50. Cada empresa é responsável por uma parte dos materiais.

Esses itens devem abastecer as Unidades pelos próximos 90 dias. Nesse período, o contrato anual de aquisição desses itens, que está em andamento, já deve ter sido finalizado, e o abastecimento dos hospitais não deve enfrentar problemas como os que causaram a interdição ética.

Interdição
Em novembro de 2018 o Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR) decidiu fazer a interdição ética nos centros cirúrgicos do HMI e do HGR.

Houve dois momentos de interdição ética nas Unidades. O primeiro vigorou de 1° de novembro de 2018 até 5 de janeiro de 2019. A outra interdição começou no dia 16 de fevereiro e foi encerrada no último sábado, após a decisão da Justiça.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here