A Codesaima se reunirá com os moradores dos condomínios até dia 23 de Abril | Foto: Ascom/Codesaima

Durante o primeiro encontro entre representantes da Companhia de Desenvolvimento de Roraima(Codesaima) e moradores do Residencial Vila Jardim, ocorrido nesta segunda-feira(08), a Codesaima informou que muitos apartamentos do Residencial Vila Jardim estão sendo vendidos, alugados e abandonados pelos donos, descumprindo o contrato com a Caixa Econômica Federal.

Segundo o gerente da Caixa, os moradores que comentem essas infrações podem perder a posse do imóvel. “É obrigação legal da Caixa Econômica fazer o acompanhamento dos contratos que têm uma cláusula que fala das irregularidades. Todos sabem, ou deveriam saber, que não se pode alugar, vender ou alugar e vender de terceiros”, salientou.

Segundo o diretor de Habitação, Cláudio Barbosa, um plano de acompanhamento da situação do residencial já foi iniciado. Duas equipes de funcionários da Codesaima estão fazendo visitas diárias nos condomínios. “Estamos com servidores no horário das 15h às 21h visitando os apartamentos. Eles estão identificados e escolhemos esse horário para encontrar os moradores em casa”, disse.

O diretor de habitação disse que a Codesaima ocupará uma sala na estrutura do SENAI, onde dois funcionários ficarão diariamente atendendo os moradores do residencial. Os resultados da pesquisa feita pelos servidores da empresa serão colocados em um relatório.

o presidente da Codesaima, Anastase Vaptistis Papoortzis disse que a união dos moradores poderá resolver a maioria dos problemas do conjunto habitacional, obedecendo às normas estabelecidas nos contratos de ocupação. Ele ressaltou que cada morador deve assumir sua parcela de responsabilidade na busca por melhorias no Vila Jardim.

O gerente da Filial de Habitação da Caixa Econômica Federal, Lucyano Bruno, ressaltou que a partir do relatório da Codesaima será feita a regularização do conjunto. Outro fator que pode trazer prejuízo para o morador é o não pagamento da taxa de condomínio. A inadimplência em todo o Residencial é de quase 90%. “O condomínio não é da Caixa, da Codesaima, do Governo do Estado ou do Governo Federal. O condomínio é de vocês, a administração do condomínio é de vocês”, afirmou.

O empresário Ricardo Matos disse que a iniciativa da Codesaima e da Caixa está corrigindo uma falha ocorrida na implantação do Vila Jardim. “No período de seleção dos beneficiários, deveria ter sido feito um TTS [Trabalho Técnico Social] para explicar para vocês o que é um condomínio, como deve ser a convivência, como o meu direito termina quando começa o do outro”, explicou.

A Irregularidade do abastecimento de água, o valor cobrado pela energia elétrica e a falta de segurança foram as principais queixas apresentadas pelos moradores, estas solicitações foram registradas pela equipe da Codesaima e o presidente Anastase prometeu encaminhá-las para as autoridades competentes.

A Codesaima se reunirá com os moradores dos condomínios até dia 23 de Abril

1 comentário

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here