O Homem havia fugido para Rondônia, onde trabalhava de pedreiro | Foto: Reprodução

O ex-vereador e ex-conselheiro tutelar de São João da Baliza, Gilmar Moreira Santos, de 40 anos, foi preso por policiais da cidade de Triunfo, em Rondônia. Gilmar, conhecido como “Bozo”, é acusado de estupro, estupro de vulnerável, ameaça de morte e aborto provocado sem consentimento da vítima, combinados com a Lei Maria da Penha.

Gilmar teria praticado os crimes contra sua duas enteadas, de 19 e de 17 anos, com a conivência da mulher dele, mãe das vítimas, que foi presa no dia 04 de fevereiro deste ano e se encontra recolhida na Cadeia Pública Feminina de Boa Vista.

As jovens haviam fugido para Boa Vista, e após denúncia anônima, foram orientaradas a ir à DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), onde registraram Boletim de Ocorrência e detalharam, em termos de declaração, a violência que sofriam há anos.

A jovem de 19 anos contou que vinha sendo abusada desde os 14 anos de idade, e que engravidou por três vezes do padrasto (Quando tinha 15, 17 e ao completar 19 anos), que ele a obrigava a abortar, dando-lhe remédios e chás abortivos.

A vítima detalhou ainda que muitas vezes se submetia aos abusos para proteger sua irmã de 17 anos, pois a adolescente também era forçada a manter relações sexuais com o acusado. A adolescente também engravidou e abortou da mesma forma que a irmã mais velha, forçada pelo padrasto.

As duas vítimas contaram também que os abusos passaram a ser diários e violentos.
“Ele chegou ao ponto de mandar que a mãe das vítimas saísse do quarto, para manter relações sexuais com suas filhas” contou o delegado.

Com base nas declarações das vítimas e os exames nas vítimas realizados por peritos do Instituto Médico Legal, o delegado Fernando da Cruz representou pela prisão preventiva do acusado e da mãe das garotas.

O delegado acredita que ao saber que sua prisão havia sido decretada, Gilmar Moreira fugiu de Roraima e por isso não foi localizado. Durante seu interrogatório, a mãe das duas jovens confirmou todos os fatos narrados pelas filhas, e alegou que era ameaçada de morte por Gilmar, caso o denunciasse. “Se falar para alguém mato você e suas filhas”, disse a mulher.

Ao saber que o ex-vereador estaria escondido em Triunfo, no Estado de Rondônia, os policiais mantiveram contato com a Polícia Civil daquele Estado e repassaram as informações que possibilitou sua prisão.
O ex-vereador tinha percorrido várias cidades de Rondônia e estava trabalhando como pedreiro nessas cidades.

“Para nós é um alívio, é gratificante ver a Justiça se estabelecendo com a prisão dele. Da mesma forma em que ele praticava o crime contra as enteadas, poderia continuar suas práticas ilícitas contra outras mulheres, inclusive crianças e adolescentes. Nossa indignação é por que ele era vereador, representante do povo, foi conselheiro tutelar e a função dele era proteger, mas ao contrário, ele abusava das próprias enteadas que por anos viveram um pesadelo, passaram por momentos de terror nas mãos dele”, disse o delegado.

As duas jovens foram encaminhadas pela equipe da DEAM para receber atendimentos especializados.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here