Lideranças indígenas pediram ajuda a Bolsonaro. | Foto: Fernando Oliveira/Secom-RR

O anúncio da vinda do presidente Jair Bolsonaro a Roraima foi feito nesta sexta-feira(12), pelo secretário especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Nabhan Garcia. O presidente virá ao estado para tratar de assuntos indígenas.

Reunido com o governador de Roraima, Antonio Denarium, e líderes de comunidades indígenas, ele gravou um vídeo direcionado ao presidente onde relatou as principais necessidades dos povos.

“Os índios querem trabalhar, produzir, comercializar. Eles querem participar do projeto de garimpo legal em suas terras e querem ter manejo sustentável em suas terras”, citou Nabhan, que adiou por mais um dia sua vinda ao estado.

Representando a comunidade Flexal, o líder indígena Macuxi Abel Barbosa fez um apelo ao presidente. “Precisamos da ajuda para que possamos trabalhar na agricultura, para que possamos plantar em grande escala e vender pro exterior. Pedimos que o presidente abra esta porta para que possamos trabalhar (…) Queremos que [o presidente] ajude o governo de Roraima a promover ações que tragam melhorias para a comunidade indígena”, complemento”, solicitou o líder.

O governador agradeceu o apoio que Roraima recebe do Governo Federal e pontuou as principais necessidades de melhorias para os indígenas.

“As comunidades indígenas do estado de Roraima precisam de uma Saúde melhor, estradas estruturadas, educação de qualidade e acima de tudo querem trabalhar e produzir o próprio sustento”, afirmou.

Estavam presentes também líderes das etnias Yanomami e Macuxi das comunidades Vizel, Santa Luzia, Canapã, Tapá, Arapá, Maturuca, Santa Creuza e Parimiú.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here