Senador Telmário durante reunião com o presidente Nicolás Maduro. Foto: Divulgação/Imprensa Presidencial Venezuela

Após audiência com o presidente venezuelano Nicolás Maduro, o senador de Roraima Temário Mota (PROS) conversou, por telefone, com o Roraima 1 nesta terça-feira (16) e informou que a fronteira do Brasil com a Venezuela, fechada há dois meses, foi reaberta até sexta-feira (19).

O senador disse que durante a reunião, Maduro ligou para o ministro da segurança nacional da Venezuela pedindo a reabertura. Mas, sugeriu que uma mesa de trabalho entre o Brasil e Venezuela discuta como se dará essa ação de forma definitiva. “Mas, hoje [16], a título de boa intenção, a fronteira está aberta até sexta-feira”, disse.

Essa mesa de trabalho, segundo o parlamentar, deve ser composta pelo governo de Roraima, empresários, cônsul, e demais autoridades, para “sentar, acordar e ‘tocar logo'”, disse, acrescentando que essa proposta pode ser para possibilidade de acordos entre os países.

Registro da manhã desta terça-feira (16) mostra a fronteira do Brasil com a Venezuela ainda fechada. Foto: Wendel Vale/Arquivo pessoal

Energia
Telmário, que é o presidente da Subcomissão Temporária sobre a Venezuela, que funciona no âmbito da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), falou ainda sobre a situação energética de Roraima. Segundo ele, Maduro disse que entre 15 e 30 dias a energia para o estado será restabelecida.

“Ele disse que a Venezuela sofreu três grandes blecautes e um durou seis dias. Eles, como foram cibernéticos, interferiram na operação, que não está sendo feita eletronicamente e sim manualmente. Quando normalizar, entre 15 e 30 dias, será distribuído para Roraima novamente”, informou.

Roraima, que depende da energia do país vizinho há 17 anos, é o único estado da federação que não faz parte do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here