Foto: Eduardo Andrade

Quantos livros você já leu este ano? E em casa, as criança têm o hábito da leitura? Ler, desde a infância, pode modificar o modo de pensar e agir do cidadão. Nesta quinta-feira (18), celebra-se o Dia Nacional do Livro Infantil, data do nascimento de Monteiro Lobato, cuja obra é considerada um divisor de águas para a literatura infantojuvenil no Brasil.

Laeny Amaral, professora de Língua Portuguesa na Escola do Legislativo, instituição da Assembleia Legislativa de Roraima, fala da importância de inserir o hábito da leitura desde o início da vida, antes mesmo do nascimento. “Se a mãe tem o hábito de ler, quando este ser já estiver neste mundo, ele vai ter mais facilidade e ele levará isso para fase adulta também”.

Com a popularização dos recursos tecnológicos, como celulares, computadores, aplicativos e jogos, as crianças estão cada vez mais afastadas dos livros e mais entretidas nos meios digitai, o que pode acomodar o raciocínio dos pequenos. “Ou seja, não incentivará a criatividade. A leitura, pelo contrário, é capaz de beneficiar na criatividade e na formação do caráter também”, frisou a professora.

Dica de leitura

Para este dia 18 de abril, a professora indica a leitura do livro “Emília no País da Gramática”, de Monteiro Lobato (1934). Considerado por ela um dos mais importantes da literatura infantojuvenil, a obra remete o leitor ao mundo da gramática de maneira mais leve e divertida. Na história, o rinoceronte Quindim leva a turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo para o País da Gramática, povoado por sílabas, pronomes, letras, números, verbos, preposições.

“Lá a personagem conversa com as classes de palavras, de letras e isso quebra um pouco o preconceito que a gente tem do estudo da língua portuguesa imposta na escola”, resumiu a professora.

Concursos

O estímulo da leitura deve seguir para todas as fases na vida. Dessa forma, quando adulto, o cidadão terá mais facilidade em compreender e interpretar questões de todas as áreas e, até mesmo, se destacar no setor de atuação. Aos concurseiros, a professora destacou que é crucial o exercício de ler e explanar sobre o que foi posto em uma questão de prova.

“Muitos ‘concurseiros’ acham que estudar a gramática e ainda entender interpretação textual só serve para aquele momento, mas na verdade não. Sempre digo que eles têm que interpretar até placa de ônibus, até a falta de sinalização pode causar outro sentido”, exemplificou. Atualmente, a Escola do Legislativo possui duas turmas voltadas a preparatórios para concursos públicos no qual uma das disciplinas é Português/Redação.

De acordo com Laeny Amaral, são benefícios da leitura:

  • Aumento na capacidade de raciocínio;
  • Enriquecimento do vocabulário;
  • Aumento da criatividade do indivíduo;
  • Facilidade na compreensão e interpretação de textos.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here