Uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima (Fecomércio) aponta que o número de famílias endividadas cresceu pelo segundo mês consecutivo neste ano. Dados revelam 70,6% das famílias com inadimplência.

Dentre os principais tipos de dívida estão: cartão de crédito (81,7%); carnê de lojas (50,2%); financiamento de carro (12,7%). Essas dívidas comprometem em média 27,8% da renda das famílias roraimenses, e se alongam por aproximadamente 6,4 meses. Dentre aqueles que tem contas em atraso, o tempo médio que elas estão vencidas é de 50,9 dias.

A análise foi feita com base na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Segundo o economista da Fecomércio-RR, Fábio Martinez, “este foi o segundo aumento seguido do nível de endividamento das famílias, subindo novamente 0,9 pontos percentuais na comparação com o mês anterior. Mas, se a gente comparar o mesmo período do ano passado, houve uma queda de 9,3 pontos percentuais. Em números absolutos existiam no mês de abril 64.659 famílias endividadas em Roraima”, explicou.

Em contrapartida, apesar do aumento dos endividados, pelo segundo mês seguido teve uma queda no percentual de pessoas com contas atrasadas (-0,3 pp), e daquelas que informavam que não tinham condições de pagar nenhuma de suas contas (-0,8 pp).

Sobre a Peic
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor é apurada mensalmente pela CNC, desde janeiro de 2010. Os dados são coletados em todas as capitais dos Estados e no Distrito Federal, com cerca de 18 mil consumidores.

Das informações obtidas, são apurados importantes indicadores: percentual de consumidores endividados, percentual de consumidores com contas em atraso, percentual de consumidores que não terão condições de pagar suas dívidas, tempo de endividamento e nível de comprometimento da renda.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here