Foto: Alex Paiva

“Neste exato momento, em algum lugar de Roraima, uma mulher está sendo vítima de violência”. Com esta frase, a deputada Betânia Almeida (PV) iniciou seu discursou na tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão desta quarta-feira (22), para chamar a atenção para os dados alarmantes e falta de estrutura para atendimento das vítimas de violência doméstica.

A parlamentar lamentou a ausência de dados confiáveis sobre índices de violência contra a mulher, pois há instituições que apontam Roraima em primeiro lugar no ranking da violência. “Desde 2016, Roraima não coleta dados específicos sobre violência doméstica”, ressaltou a parlamentar.

A deputada ressaltou que apesar de existir uma delegacia especializada em atendimento à mulher em Boa Vista, a unidade funciona apenas de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 19h30. “Precisamos evitar as falhas existentes, desde o momento em que o abuso ocorre”. Segundo ela, a mulher fica vulnerável ao procurar uma delegacia e ter que expor, na recepção, o abuso ou agressão sofrida. “Como presidente da Comissão da Mulher nesta Casa, não poderia me abster diante destes dados”.

Em aparte, a deputada Ione Pedroso (SD) informou ter protocolado um projeto de lei na Assembleia Legislativa que institui a Semana de Prevenção e Combate ao Feminicídio e o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, como ferramentas para diminuir os índices de violência no Estado.

O deputado Renan Filho (PRB) colaborou ao dizer que é autor de uma proposição, que tramita nas comissões permanentes da Assembleia Legislativa, para instituir no Estado a Semana de Valorização da Mulher.

Já a deputada Tayla Peres (PRTB) mostrou-se disposta a fortalecer as políticas voltadas às mulheres e pontuou uma indicação protocolada no Poder Legislativo, para que o Governo do Estado conclua as obras do prédio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here