Foto: Arquivo/ Secom-RR

O deputado estadual Nilton Sindpol (Patriota) expressou preocupação com a Segurança Pública e apontou como uma das alternativas, a manutenção da Força Nacional no Estado.

O parlamentar afirmou que o aumento na criminalidade após a crise migratória e a consolidação de facções no Estado, aliadas à sobrecarga de trabalho dos agentes penitenciários, têm contribuído para um sistema falho.

Além disso, o deputado ressaltou a não realização de concursos para essas áreas, o que segundo ele, afeta a qualidade do serviço. A solicitação junto ao Governo Federal para permanência da Força Nacional no Estado seria para suprir essa falta de pessoal. “Nós temos mais de 300 venezuelanos no sistema prisional, fora os que são soltos com as audiências de custódia. Com a migração, está vindo gente de toda natureza, não temos como saber.”

Dados sobre as ocorrências atendidas de 2015 até o ano passado envolvendo estrangeiros foram acrescentados em aparte feito pelo deputado Coronel Chagas (PRTB). Conforme apresentado por ele, em 2015 foram registradas pela Policia Militar cerca de 184 ocorrências envolvendo pessoas de fora do País; em 2018 o número cresceu para 4.187. Destes, segundo o parlamentar, 95% envolvem venezuelanos, e 5% pessoas de outras nacionalidades.

Nilton Sindpol ressaltou que é necessário pensar na Segurança Pública para que não haja um colapso no sistema prisional. Para ele, o planejamento estratégico sugerido pelo deputado estadual Coronel Chagas, na última sessão, nesta terça-feira (21), é de extrema importância. “Qualquer um de nós pode ser vítima da insegurança pública” finalizou Nilton

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here