Não há limites para a vaidade e os interesses políticos da prefeita Teresa Surita (MDB) quando se trata de enaltecer-se. O concorrido concurso de fotos para homenagear o aniversário de criação de Boa Vista foi transformado, na edição deste ano, em uma campanha política favorável a Teresa, o que significa praticamente uma arrancada para suas pretensões futuras.

Sem qualquer cerimônia, a prefeita determinou que o concurso “Mostra Fotográfica 09 de Julho”, para celebrar os 129 anos da Capital roraimense, fosse uma homenagem a ela como política, cujo tema a ser explorado pelos fotógrafos será “Boa Vista, é muito amor envolvido”. Só irão ser premiados aqueles que registrarem em imagens o que foi determinado no Edital 002/2019, ou seja, fotos que representem elogios à administração de Teresa.

Está bem claro que os fotógrafos amadores e profissionais inscritos só poderão concorrer se abordarem o seguinte: “Praças cheias de vida; o vai e vem de ciclistas na ciclovia; pessoas nos abrigos climatizados e nos ônibus a caminho de mais um dia; o asfalto novinho, a iluminação de LED e a urbanização nos bairros…” Traduzindo, só valerão as imagens que registrem aquilo que represente bem os institucionais da Prefeitura. Nada além disso.

Não haverá liberdade para a criatividade dos participantes, como se Boa Vista se resumisse às ações políticas da atual administração e nada mais fizesse sentido fora das propagandas institucionais e políticas. É como se não existissem mais praças abandonadas, ciclovias com pinturas que desapareceram com as primeiras chuvas, ônibus velhos e lotados, abrigos sem utilidade ou servindo para abrigar imigrantes, ruas tomadas pela lama e atoleiro, asfaltos que se desmancham, ruas na completa escuridão e bairros onde a urbanização é um sonho distante…

Obviamente que é de bom tom um concurso para homenagear a cidade privilegiar o belo e o que for positivo. Porém, existe vida além do que mostram os institucionais da Prefeitura. Há muito a ser explorado além dos elogios à administração de Teresa. Há amor envolvido em ambulantes nas ruas de Boa Vista (embora sejam perseguidos). Existe amor nos serviços de táxi-lotação. O amor também impera em um pai deixando seu filho na porta da escola ou levando para vaciná-lo. Muito amor envolvido no cidadão que zela a frente de sua casa ou uma parada de ônibus ou de um gari que desempenha seu papel… Mas só serve para a prefeita se a foto enaltecer sua administração.

O que as pessoas que amam Boa Vista esperam é que a festa de aniversário da cidade não se transforme num evento partidário, exclusivamente para enaltecer a figura da prefeita. Da mesma forma como os boa-vistenses esperam dos demais eventos que estão por vir, a exemplo do festejo junino, outro palco que está sendo montado antes da festa de aniversário da Capital. Mais amor a Boa Vista, menos política partidária com o dinheiro público.

*Colunista, idealizador do site www.roraimadefato.com.br

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here