Foto: Divulgação 01 – A superlotação e a falta de medicamentos, de insumos e a precariedade estrutural da unidade hospitalar foram constatados pela parlamentar

Atendimento demorado, cadeiras deterioradas, infiltrações, falta de higiene, vidros de janelas quebradas, falta de medicamentos, comida de péssima qualidade, entre outras situações foram constatadas pela deputada estadual Betânia Almeida (PV), em visita surpresa, realizada nesta semana, nas dependências do Hospital Geral de Roraima (HGR).

Foram mais de duas horas circulando pelos corredores e ouvindo a reclamação de servidores públicos e dos pacientes que dependem exclusivamente da unidade hospitalar.

De acordo com a parlamentar, o Governo do Estado não está oferecendo um serviço de qualidade aos usuários, quanto a falta de condições de trabalho, para os servidores do local. A superlotação nos corredores do HGR também foi constatada por ela. No Pronto Socorro da unidade hospitalar, a situação não foi diferente. “É muito desumano que presenciei aqui. Pacientes em condições graves, bem como os idosos que deveriam de maior atenção, estão há mais de uma hora nos corredores, a espera de um atendimento digno. Para ter uma ideia, muitos deles estão utilizando fitas nos pulsos que destacam o atendimento emergencial, porém estão a mercê da sorte por conta da longa espera, correndo um grande risco de entrar com uma enfermidade e contrair outra, por causa da contaminação de doenças”, denunciou.

Depois de conversar com pacientes e funcionários, a deputada aproveitou a hora do almoço para experimentar a comida servida a pacientes e acompanhantes.

“Sinceramente não dá para escapar. Senhor governador, o senhor tem que vir aqui comer a comida que o meu povo está comendo, ou então levar para sua casa no Varandas do Rio Branco uma marmita dessa e dar para o seu filho comer”, desafia.

O acompanhante de um paciente que estava almoçando no local, foi sarcástico referindo-se ao alimento. “E é porque hoje está no capricho, tem dia que vem mais ruim um pouco. Ontem a canja oferecida pelo hospital não estava nada boa”, reclamou o acompanhante.

Reclamações em torno do atendimento no HGR foram constatadas pela parlamentar

A indignação por parte dos pacientes e servidores, com relação a falta de medicamentos, a demora no atendimento foram unanimes na visita surpresa realizada pela deputada Betânia Almeida (PV).

Há mais de 50 minutos, esperando para ser avaliado por um fisioterapeuta, o funcionário público, José Carlos desabafa. “Uma falta de respeito para com a gente. Estou aqui em frente a sala de gesso, esperando por um atendimento e não tem uma viva alma sequer para falar comigo. Isso porque entrei pelo setor de emergência”, denunciou o paciente, que sofreu um acidente de trabalho.

Uma servidora da unidade hospitalar, que não quis se identificar, por meio de represálias informou que as condições precárias de trabalho e a falta de medicamentos e materiais se tornou uma situação corriqueira no local. “Já cansamos de fazer reclamações e nada das autoridades competentes nos atenderem. Tem dias que não temos nem luvas para fazermos curativos, entre outros procedimentos. A escarces de medicamentos nos preocupa muito. Tem parentes de pacientes que acabam comprando alguns deles em farmácias para garantir a sobrevivência do seu ente querido. Infelizmente não depende de nós. Até nossas gratificações, entre outros direitos foram cortados”, denunciou.  

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