Foto: Ascom-Sesau

Com estoque mínimo, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) firma parcerias e prossegue com chamamento de doadores. Na sexta-feira, 14, Dia Estadual do Doador, a unidade recebeu 97 doações. Segundo a gerente técnica Louíce Gadelha, os tipos sanguíneos mais necessários são o O+ e O-, por atenderem maior número de receptores, mas a reserva é considerada baixa em todos os fatores.

“Estamos com estoque mínimo em todos os fatores e buscando sensibilizar os doadores para comparecerem ao Hemocentro, que funciona para doação, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h”, enfatizou.

A diretora do Hemoraima, Ana Brum, reforça a necessidade de doações. “Estamos em campanha há alguns dias, convocando várias pessoas, fazendo parcerias, inclusive ontem tivemos 97 doações. Essas liberações serão feitas segunda-feira [17], pois ocorrem entre 24 e 72 horas, por causa das análises necessárias. O estoque está abaixo do que é recomendado. Fizemos parceria com o Exército esta semana. Integrantes da Base Aérea doarão sangue na próxima semana”, ressaltou.

Ela informou que o processo até o sangue ficar disponível para transfusão inclui algumas etapas indispensáveis. “As bolsas são armazenadas, centrifugadas e preparadas. Três componentes são produzidos: concentrado de hemácias, plaquetas e plasma. As amostras vão para a sorologia, pra saber se o doador tem alguma doença transmissível pelo sangue; e para o imunohematologia, para conhecer o tipo sanguíneo. Essas amostras são enviadas também para Manaus, onde é feito o teste de ácido nucleico, pra verificar se realmente as sorologiashepatite B e HIV são positivas ou negativas. Com isso, a liberação para uso ocorre entre 24 a 72 horas”, explicou.

De acordo com o a diretora, quem pretender ser doador de sangue deve ir ao Hemoraima, apresentar documento com foto; fazer o cadastro;um exame pra saber se tem anemia, e responder a um questionário.

COMO DOAR  Para ser um doador, a pessoa deve estar bem de saúde e pesar mais que 50quilos. No caso de adolescentes a partir de 16 anos de idade, é necessário o acompanhamento dos pais ou responsável legal. Para quem já é doador assíduo, a idade permitida é até 69 anos.

No ato da doação, é preciso levar um documento oficial com foto, estar bem alimentado, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas ou ter fumado nas últimas duas horas e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.

O Hemoraima funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h. A área de coleta está funcionando em um prédio anexo à unidade, na Rua Amsterdã, no bairro Aeroporto, ao lado do PAAR (Pronto Atendimento Aírton Rocha). O doador também pode agendar a coleta pelo telefone (95) 2121-0874.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here