Jovem pede explicações por constantes remarcações de cirurgia. Foto: Arquivo pessoal

Após uma internação de quase dois meses, um jovem, de 26 anos, aguarda por uma cirurgia no fêmur cancelada e remarcada por quatros vezes. O paciente está internado no Hospital Geral de Roraima (HGR), em Boa Vista, desde que sofreu um acidente de moto.

Ao Roraima 1 nesta quarta-feira (19), ele contou que não sabe mais a quem recorrer, pois está impossibilitado até mesmo de ir ao banheiro e vê as cirurgias sendo constantemente desmarcadas por motivos diversos.

“Estava marcada para o dia 20 de maio, pela parte da manhã, mas depois informaram que ficaria a tarde. Desmarcaram porque o Centro Cirúrgico estava fechado. Remarcaram para o dia 11 de junho. Nesse dia, o médico chegou, mas priorizaram uma idosa venezuelana. Ficou para segunda-feira [17]. Eu já estava no Centro Cirúrgico, quando o médico falou que faltavam dois pinos”, contou o paciente, que pediu para não ter o nome divulgado, pois teme represálias na unidade.

O jovem acredita que a equipe médica está priorizando outros pacientes somado à falta de material no HGR. “Eles não explicam o motivo certo por suspender a cirurgia. Mas eu preciso voltar a andar, a trabalhar. Desde o mês de abril estou assim”, relatou à reportagem.

O que a Sesau diz
A Secretaria de Saúde informou, por meio de nota, que os materiais ortopédicos estão em processo de licitação. Enquanto isso, a equipe médica do Hospital Geral de Roraima está dando todo o suporte necessário para o paciente.

“Em relação às prioridades, esclarece ainda que a unidade deu prioridade à um idoso, como está previsto em Lei, assim como deve priorizar os pacientes com demandas urgentes ou emergenciais, conforme Leis vigentes de priorização da Fila Única de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse a nota.

A Sesau destacou que qualquer cidadão tem o direito de reclamar por meio da Ouvidoria do SUS, que é o órgão responsável por apurar as demandas relacionadas à saúde e dar um retorno à população. O processo que é monitorado pelo Ministério da Saúde e pode ser acessada por telefone (95) 2121-0590 ou 136/Nacional, por e-mail ouvidoriasus.rr@gmail.com, pessoalmente ou por carta endereçada à Ouvidoria da Sesau, localizada na Rua Madri, 180, Aeroporto, Boa Vista-RR, CEP 69.310.043.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here