Discurso de ódio só ajuda a piorar o que já está ruim em Roraima

O caso da morte do empresário, em que dois venezuelanos foram detidos inicialmente suspeitos de cometerem o assassinato de um empresário roraimense, serve de reflexão para o momento em que estamos vivendo. A intensa e desordenada imigração não pode servir de motivo para eliminar nossa capacidade de entender o momento delicado pelo qual passamos sem cairmos no ódio aos venezuelanos ou flertarmos com a xenofobia.

No caso específico do empresário assassinado, ficou comprovado que quem cometeu o bárbaro crime foi um brasileiro, mais precisamente um amazonense que também recentemente havia chegado aqui em busca de emprego. Porém, os dois venezuelanos presos indiretamente também estavam envolvidos no episódio, pois são acusados de terem assaltado o amazonense, que estava em fuga de seus algozes quando entrou na oficina do empresário, o qual ele acabou executando posteriormente.

Significa que, independente de nacionalidade, a criminalidade está instalada em Roraima há um certo tempo e a situação só piora com esse atual governo, inepto para enfrentar o problema e perdido nas grandes questões que nos afligem. Com a imigração desordenada, só piora a realidade. Na fronteira, sob responsabilidade do Governo Federal, a fiscalização não tem conseguido impedir que os bandidos de lá cheguem com facilidade por aqui, uma vez que não se sabe quem tem ou não antecedentes criminais.

Ainda que essa triagem seja possível, um dia, quem sabe, isso não será suficiente para frear a criminalidade principalmente em Boa Vista, pois a situação de pobreza extrema a que os venezuelanos estão submetidos acaba por ser uma realidade que favorece que muitos deles caiam na delinquência e, em seguida, na criminalidade. E tudo irá recair na responsabilidade do Estado diante da imobilidade do Governo Federal perante a questão dos imigrantes.

Enquanto o governo de Bolsonaro (PLS) se enrola a cada dia ou vive criando factóides para disfarçar sua incompetência para governar o país, o governo local precisa estar ciente de que precisa fazer bem mais do que esses arremedos administrativos. E a nossa bancada federal em Brasília também precisa despertar dessa sonolência para cobrar incessantemente o Governo Federal.

Enquanto isso, quanto sociedade e povo acolhedor que sempre fomos, é nossa obrigação avaliar nossas ações para não insuflar a opinião pública com fake news ou incitamento ao ódio. Obviamente que não podemos nos calar diante da criminalidade, seja praticada por estrangeiros ou brasileiros, mas agir precipitadamente ou com xenofobia dissimulada só ajuda a piorar o que já está ruim. Também não podemos deixar de cobrar as autoridades e em especial aqueles que elegemos para nos representar nos legislativos e no Executivo.

*Colunista, idealizador do site www.roraimadefato.com.br

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here