Fabrícia Roso. Foto: divulgação

Temos falado muito sobre carreira empreendedora e gestão de carreira, mas com foco no trabalho que pode ser desenvolvido para uma empresa. Mas, se você está naquele estágio em que não quer mais trabalhar para outras pessoas e, sim, construir seus sonhos profissionais a partir da sua experiência de vida e de trabalho, permita-me dividir com você o artigo que escrevi para a Revista Negócios e Oportunidades sobre o perfil empreendedor dos brasileiros. Vamos ver se você se encoraja!

“Empreendedor é aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo, e parte para a ação”

A Revista Época Negócios publicou em 2017 o resultado de um estudo realizado pela Startup Expert Market, baseada no Texas (EUA), e publicado na Fast Company que visava descobrir quais os países que possuíam os empreendedores “mais determinados” e o Brasil, a partir deste estudo ocupa o 5º lugar do ranking.

Foram levados em consideração três fatoresfundamentais para a concretização de um negócio: o tempo de registro oficial de um novo negócio; o tempo de resolução de todos os procedimentos necessários para o negócio funcionar; e os todos os custos básicos envolvidos.

No Brasil a última pesquisa realizada pelo CONAJE – Confederação Nacional de Jovens Empresários foi em 2015 e aponta que o jovem empreendedor brasileiro é, em sua maioria, do sexo masculino, com idade entre 26 e 30 anos, ensino superior completo, microempresário, com apenas uma empresa no nome e faturamento anual de R$ 60 mil a R$ 360 mil, além de vontade de investir em um novo segmento de negócio. Uma nova pesquisa vem sendo realizada desde 2017 e será divulgada ainda este ano a partir do mês de Abril e contará com o perfil atualizado do jovem empreendedor brasileiro.

As principais razões que levam a esse tipo de empreendedor, capaz de abrir o próprio negócio quando a maioria das pessoas ainda prefere a segurança da carteira assinada, vem da vontade de ter o controle de sua própria vida, a confiança em sua própria capacidade de conquistar o sucesso e a necessidade de independência financeira, estes pontos são cruciais na hora de abrir um negócio sendo jovem, mesmo que com pouca experiência profissional.

O que se percebe a partir de estudos realizados em nosso país é que o empreendedorismo já foi a profissão do futuro, agora, ser empreendedor é a profissão do presente. Seja na abertura de uma empresa ou exercer um perfil profissional empreendedor criativo, estar aberto a novas perspectivas de mercado é condição sine qua nom para sobreviver aos altos e baixos do mercado brasileiro.

É de suma importância que o empreendedor, independente do ramo que deseja atuar, busque conhecimentos específicos da área e se cerque de profissionais, parceiros e fornecedores de excelência naquilo que fazem. Possuir conhecimentos de gestão com a observância de princípios fundamentais para o empreendedorismo é básico para manter a saúde do negócio. Conhecimentos de mercado alinhado às novas tecnologias, conhecimento da concorrência e estudo detalhado do perfil do público alvo também se tornam indispensáveis para que o jovem empreendedor brasileiro venha ter sucesso no seu empreendimento.

O jovem brasileiro é conhecido por seu perfil determinado e criativo e por estar atento a evolução dos negócios no país, bem como ser extremamente competitivo. Mas precisa estar atento a impulsividade, muito comum nos empreendedores muito jovens e inexperientes e que pode levar seu negócio ao buraco. A partir deste ponto, faz-se necessário analisar alguns dos principais desafios a serem driblados pelos jovens empreendedores atuantes no mercado, a saber:

A burocracia: obrigações fiscais; juros altos, impostos elevados e taxas que dificultam o acesso ao crédito são alguns exemplos.
As contratações: não é fácil formar um time talentoso, motivado e produtivo e que esteja realmente comprometido com as demandas da empresa.
A pouca experiência: para driblar a pouca experiência é fundamental conhecer, estudar e pesquisar sobre toda a realidade que engloba o mercado que se vai atuar, manter um plano de negócios atualizado e buscar aprender com os erros.
Gestão do tempo: engana-se quem pensa que ser dono do próprio negócio é ter tempo livre. Já diz o ditado que o que “engorda o gado é o olho do dono”. Então, fazer gestão do tempo é estar atento a todas as demandas, processos, cuidar do foco principal do negócio, colaboradores, finanças, entre outros pontos é vital para a saúde dos negócios.
Novos conhecimentos: não limite-se a seu próprio mundo, estude outros mercados, esteja atendo a realidade política e econômica do país, busque conhecimentos especialmente sobre administração de empresas, recursos humanos e atendimento ao cliente.
Crie Novos produtos e serviços: é do perfil do jovem empreendedor ter muita garra e determinação, mais ainda o que vemos no mercado é a ausência de novos produtos ou serviços. Então, trazer novidades para o mercado garante não somente sobrevivência empresarial, mas a garantia de estar competitivo no mercado.

Existem algumas desvantagens de começar a empreender precocemente, como é a vivência muito cedode experiências negativas de quem empreende, por exemplo, sentir a pressão vivida por um dono de negócio para manter sua empresa competitiva, as possibilidades de falência, falta de experiência setorial e de conhecimentos ou até mesmo a pouca maturidade profissional oriunda do pouco contato com outras experiências profissionais.

Por outro lado, entre as muitas vantagens de ser um jovem empreendedor está a liberdade de fazer o que ama, se a decisão for pautada no seu propósito e missão de vida indo além de objetivos restritos a dinheiro, ser um gerador de renda e contribuir ativamente para o crescimento da nossa economia e oferecer qualidade de vida a seus colaboradores.

Mas é importante lembrar que o perfil empreendedor pode ser o dom de muitos que se atrevem nesse campo, porém, esse perfil é também uma tomada de decisão. Mesmo você que em um primeiro olhar não possui características de um empreendedor ainda assim pode torna-se.

Seja por dom ou por decisão, não deve faltar adisposição para estudo e aprendizagem de posturas e atitudes para tornar-se um empreendedor de sucesso, levando seu empreendimento ao êxito e, principalmente, levar a satisfação ao cliente a partir da entrega com excelência do seu produto ou serviço.

Se você tiver interesse em contribuir com a 3ª Edição da Pesquisa do perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro, acesse o link: https://pt.Surveymonkey.com.br/r/pesquisaconaje2017

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here